quinta-feira, 6 de maio de 2021

O VIVER DO HOMEM FELIZ (10)


“Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar -te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; te me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6,7)

VERDADEIRO LOUVOR E ADORAÇÃO (verso 7)

        Voltemos ao texto, porquanto o homem piedoso é prova do quanto o homem salvo é realmente milagre da graça. Nos lábios dos salvos há um novo cântico, porque tudo nele foi purificado. Mas o que realmente aconteceu? É simples, pois ele foi feito numa pessoa piedosa, isto é, cheia do temor a Deus. Notemos bem que na piedade está embutido todo conhecimento que a fé precisa para viver e andar. A teologia santa e pura proveniente da faculdade da graça abriga-se no coração purificado e santificado pela poderosa graça e tudo o que eles precisam tem o formato prático. Milhares e milhares de santos que passaram por este mundo não tiveram o livro completo em mãos. O que Deus fez foi gravar a verdade num coração justificado e assim aceito por Ele, como ocorreu com Abel, Noé, Enoque e outros santos de Deus, os quais peregrinaram por este mundo perigoso.

        Veja bem, não estou tirando o valor da palavra escrita para o viver. Estou dizendo apenas que quando a palavra inspirada não é recebida em seus ensinos pela fé, então ela não terá qualquer efeito na vida. O homem piedoso não é aquele que sabe mais de teologia em suas profundidades, mas sim aquele que ama o Senhor e obedece as suas ordenanças. Nosso conhecimento bíblico, claro, deve ter em vista a solidez da nossa fé, mas se não for aplicado pela fé, o que vai acontecer é que avultará nosso orgulho próprio. O homem piedoso é humilde, mesmo ignorando muito do conhecimento teológico e é também humilde sendo mestre em teologia.

        Assim podemos avançar nesse ensino prático da palavra de Deus. Enfatizo tanto isso porque se a mais poderosa arma que torna os homens piedosos é o evangelho da glória de Cristo. Se falhar na exposição desse evangelho, certamente veremos a ruína ao nosso derredor, com o aumento da impiedade. Tomemos as palavras que vêm a nós no verso 8, porque vemos o homem piedoso adorando a Deus como sendo Ele o refúgio. Oculto Nele. “Tu és meu esconderijo”. Que fantástica confissão de fé! Note bem o quanto o homem piedoso faz da sua alma um altar de adoração. Não é algo formal, nem que serve aos sentimentos momentâneos. É algo do viver, do coração, de alguém que conheceu o Deus que salva e que tomou posse desse Deus para si em todos os detalhes.

        Amplio mais dizendo que o homem piedoso está em plena alegria, adorando Deus em Espírito e confessando a fé que é perseverante. Ele afirma: “Tu és” . Ele não quis uma mera salvação para livrá-lo do inferno, a fim de ir para o céu. Ele tomou Deus como sendo possessão sua. Quando foi salvo Deus o tomou para Si e agora no dia a dia Ele toma seu Deus para si. Ele não precisa ficar falando para todo mundo. A confissão é algo íntimo que produz poesia no coração. Às vezes, perante homens malignos, o homem piedoso expressa em palavras sua confissão, como ocorreu com os 3 amigos de Daniel na Babilônia. “Tu és” é dito continuamente ao Senhor no coração e manifesta-se por fora na ausência de medo, ansiedade, preocupação e cuidados pessoais no que tange as ameaças deste mundo.

        O homem piedoso mostra claramente que não tem outra divindade inventada, como os homens têm seus ídolos para a área financeira, outro deus para a saúde, outro para a casa, etc. Mas não é assim com o homem piedoso, porquanto ele declara que só tem o Senhor: “Tu és”. Que maravilha! Não precisamos nós disso? Não arrancamos lições preciosas para nossas vidas, crescendo na fé e numa tremenda confiança no Senhor?


Nenhum comentário: