terça-feira, 25 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (4)

      

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISÉRIA DO ÍMPIO EM CONTRASTE COM A REAL FELICIDADE:         “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”

        Outro detalhe a respeito da miséria do ímpio é que todo seu viver é traçado no fundamento de que não há Deus. É por isso que o nome deles, conforme a bíblia é “ímpio”, que faz referência a uma vida sem qualquer temor. É nisso que jaz todo princípio de miséria no viver do homem que conhece o Deus da bíblia. Por que os ímpios vivem assim? A razão é que a mente deles é completamente entenebrecida; a luz celestial não entrou ali. Desde a entrada do pecado houve como que um blackout no entendimento. Nós os crentes podemos lembrar agora de como era nosso pensamento, como vivia impregnado de vaidades, sonhos, planos e iniquidades. Lembramos desse tempo e todo nosso viver tão inútil nos traz temor.

        Vemos na vida do ímpio que seus pensamentos são completamente estranhos aos pensamentos de Deus, por isso Paulo diz em Efésios que eles vivem na vaidade dos seus pensamentos. O termo “vaidade” diz que se pudéssemos investigar a mente do ímpio veríamos que nada há lá dentro. Vemos uma bola cheia e se abrirmos para ver o que há lá dentro, veremos que nada há ali. “Vaidade” também mostra o horror de viver sem Deus no mundo, porque os ímpios estão desprovidos da teologia santa e prática, vista somente nos crentes. Quando falo de teologia não estou referindo a um curso teológico, mas sim a obra da fé no conhecimento do Deus Salvador, algo que ocorreu na conversão. Todos os salvos obtêm esse conhecimento adequado de Deus, e eles avançam em maior profundidade, à medida que conhecem melhor a Palavra de Deus.

        Mas não é o caso dos ímpios, porque na mente deles, em termo de teologia bíblica, não há sequer o ABC. É tudo escuro ali e a luz que eles recebem é aquela pouca claridade que vem deste mundo. Sendo assim, sem o fundamento certo do temor ao Senhor o ímpio vive um sistema lastimável e miserável. A situação é ainda mais terrível porque não tem fundamento inabalável para todas as áreas da vida aqui e para a eternidade. Sem esse fundamento no conhecimento do Deus vivo e verdadeiro, eis que o sofrimento é inevitável. O ímpio anda por este mundo sem o conhecimento das realidades eternas e são essas realidades que trazem assombro, assim que bate a porta da vida. Os ímpios ignoram tudo, porque tudo para eles tem como fundamento a matéria, mas o que é terreno e tangível veio do que é espiritual.

        Além disso, os ímpios não sabem que elementos espirituais são fortes e extremamente mais poderosos do que eles no pobre viver aqui. Nem sequer estou falando de Deus. Refiro-me aos poderes das trevas. A visão terrena é extremamente limitada ao que os olhos podem ver. O poder do diabo, dos demônios, da morte junto com as ambições do inferno trabalham juntos para destruir e arruinar de uma vez por todas a vida dos ímpios. Sem Deus como a fonte da felicidade o que dará ao homem real significado em viver no mundo? Nada! Não há como! Não tem neutralidade no viver. Ou ando com Deus ou vivo no pecado.

        A liderança do Senhor na vida dos crentes é vista em toda bíblia. Mas no pecado a liderança é perigosa, enganosa e letal. Afinal, pode o pecado dar felicidade? Claro que não! Mas é o que ocorre com os ímpios, pois toda felicidade deles é fermentada no pensamento de que Deus não existe. Não existe para o ímpio um Deus onipotente, por isso ele desafia o invisível e em seus pecados ele vive a enfrentar o todo-poderoso, sem qualquer temor. O pecado age assim, porque sem Deus no mundo, quem ocupará o lugar de Deus? A própria pessoa.


Nenhum comentário: