sexta-feira, 21 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (3)

       

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISÉRIA DO ÍMPIO EM CONTRASTE COM A REAL FELICIDADE:         “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”

        O grande Senhor define que o ímpio há de curtir muito sofrimento. Podemos duvidar das previsões dos homens, porque nada eles sabem do futuro. Mas aqui é Deus mesmo afirmando. Nestes dias de tanta confusão e mentiras religiosas avançando assustadoramente, espera-se que os homens nem sequer vão meditar nem humilhar perante as verdades registradas. Na tentativa de evitar o tema sobre “sofrimento eterno” é comum ver os homens mundanos dizendo que o inferno é aqui mesmo, que aqui você paga o que faz de errado. Essas evasivas ou mesmo ignorar o assunto é comum ouvir dos homens no pecado. Também, sentindo o perigo de perder pessoas em suas igrejas muitos são os pastores que se aderiram a ideia de não tratar desses assuntos que espantam as pessoas. Mas quando foi que a palavra de Deus atraiu os homens? Nunca! Se o Senhor não atrair os homens em ouvir Sua palavra, realmente ninguém dará um passo sequer à busca da verdade eterna. Sendo assim, não confiemos nem um pouco nos homens.

        Prossigo em afirmar que todo problema do ímpio é que no coração eles rejeitam Deus e é aí que está a causa de todo sofrimento e desgraça do homem aqui e na eternidade. Podemos ver isso no trato de Deus com Israel em todo Antigo Testamento e dessas lições retiramos o suficiente para entender o que estou pregando aqui no Salmo 32. O fundamento estabelecido por Deus para o bem de Israel na terra prometida estava em que todo povo ouviria a voz de Deus em obediência. Sempre Deus alertou Israel, para que a nação não se afastasse Dele; não seguisse as nações ao derredor, a fim de seguir seus deuses. Deus estava como que dizendo: “O segredo de ser um povo feliz está em me obedecer, seguir meus mandamentos. Mas se vocês me deixarem e buscarem outros deuses, então vocês hão de sofrer mais que sofrem os ímpios na face da terra”.

        Sendo assim, entendemos que o sofrimento do homem é porque ele é bem definido em seu coração: “Não há Deus” (Salmo 14:1). Eu sei que os ímpios sempre usam o nome “deus”. Eles estão sempre dizendo: “Vai com Deus” ou “fica com Deus” ou mesmo “Deus abençoa”. Eles falam e pensam numa divindade do modo deles e essa noção que eles têm é traçada em seus corações pervertidos, sem qualquer base ou documento. Conheci uma família que sempre antes de sair de casa eles olhavam para a figura de um “Jesus” num quadro posto na entrada, a fim de expressar suas preces supersticiosas para essa figura. Esse é o homem no pecado. Mas como pode o homem ser feliz sem o Deus da bíblia em sua vida? Lembramos que Deus tratou Israel nos dias Jeremias, dizendo que eles abandonaram o Deus de Israel, a fonte de agua viva e cavaram para eles cisternas rotas. Notemos que decisão louca! Na linguagem ilustrada do Senhor (Jeremias 2), eles deixaram a fonte de agua viva e foram cavar cisternas que não lhes davam água. Será que dá para entendermos a loucura do homem?

        Por que o homem age assim? A razão é que eles odeiam o Deus da bíblia. Muitos podem falar de boca para fora, mas na realidade, no coração a situação é bem diferente. Veja bem o quanto a bíblia mostra a real situação do homem no pecado. Não é porque eles não querem esta ou aquela religião; não é questão de pobreza nem de riqueza. Todo problema do homem está no fato que quer viver sem Deus no mundo. Há um solene ajuntamento contra Deus no mundo; há uma disposição unida contra o Deus da bíblia neste mundo, por isso a desgraça está presente em todos os lugares.


Nenhum comentário: