terça-feira, 18 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (11 de 11)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

A ADVERTÊNCIA DE DEUS (verso 9)

        Para finalizar esta mensagem nos versos 8 e 9 do Salmo 32 preciso avançar um pouco mais ao tratar da tremenda advertência do nosso Senhor aos crentes, porque mesmo sendo participantes da felicidade achada em Cristo, eles ainda sentem a solicitude da carne em avançar sem o consentimento de Deus. Foi assim que Israel desobedeceu ao Senhor no deserto e é assim que muitas vezes tendemos a cair em desgraças, não fosse a intervenção bondosa e amorosa do Senhor em nossas vidas. Lembremos que nossa natureza não age com sabedoria neste mundo. Funcionamos como cavalo e mula, caso não estivermos humildes e dependentes da graça de Deus para vivermos e andarmos neste mundo extremamente perigoso.

        O que Deus faz a fim de nos refrear? É claro que se persistirmos no mal, muitas vezes o Senhor nos solta para queda que nos humilhará o resto da vida. Conheci um pregador assim, pois ele brincava com o pecado na vida sexual, não cuidando e se precavendo com isso sofreu terrível queda que tirou de sua família e até hoje vive sem conhecer o arrependimento em humilhação diante de Deus. A todo instante devemos nos resguardar de certos perigos que nos dominavam no tempo da incredulidade e que rondam nossas vidas agora que somos crentes em Cristo.

        Alguns são tomados pelo perigo do momento. Uzias foi dominado pelo orgulho de achar que sendo tão famoso e importante perante a nação de Judá, teve a ousadia de querer entrar no templo para oferecer sacrifícios. O pecado do orgulho fez com que ele fosse repreendido pelo próprio Deus, o qual o feriu com a terrível lepra bem na testa. Veja como o “cavalo” correu disparadamente à frente de Deus, precisando da intervenção divina. Por vezes Deus usa o cabresto da dor ou de circunstâncias difíceis. Josafá foi um dos mais piedosos reis da história de Judá. Mas seu pacifismo com perigosos reis de Israel fez com que quase fosse morto, não fosse a intervenção miraculosa de Deus. Mas sua atitude de não pensar conforme Deus requer trouxe resultados terríveis para sua posteridade, porque seu filho Acazias casou com a filha do rei Acabe – Atalia.

        Qual é a solução de Deus para nossas vidas? Qual deve ser a nossa atitude para que evitemos os embaraços e vergonhas em nosso viver? A resposta está no próprio verso 8, onde Deus se apresenta como Aquele que nos instrui, e Ele o faz por meio da Sua Palavra. Foi essa a exortação que Ele deu a Josué: “Não te apartes do livro da lei”. Para ser bem sucedido era necessário que o sucessor de Moisés se inteirasse dos ensinos escritos de forma inspirada por Moisés. Se quisermos seguir em santa felicidade, certamente devemos nos guardar das desgraças que o pecado traz. Devemos sem dúvida ter a palavra de Deus como lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. O cavalo ou mula não busca luz para o caminho. Deus nos deu Seu Espírito e esse Guia perfeito nos conduzirá na verdade. Não é isso tão necessário? Como trilhar este caminho sem esse poderoso ensinador e consolador?

                Ser feliz tem um preço a pagar, porque é preciso ter a liderança de Deus no viver, caso contrário perderemos a função de verdadeiros homens. Temos o perfeito modelo, pois nosso Senhor convida pecadores: “Aprendei de mim”. Aquele que veio ao mundo e se tornou Homem, ele sabe das desgraças, misérias e sofrimentos passam Suas ovelhas por este mundo. Mas esse Amigo constantemente presente é sábio em nos conduzir por veredas maravilhosas. Não corramos desesperadamente à frente. Ouçamos Sua voz e aprendamos como obedecer Seu comando em humildade.


Nenhum comentário: