terça-feira, 4 de maio de 2021

, O CAMINHO DA FELICIDADE (5)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

O CAMINHO DE DEUS (verso 8)

        Estou mostrando o quanto Deus jamais falhou nem falhará em dar perfeitas instruções aos crentes. É óbvio que Ele usará Sua palavra para essa finalidade. Nunca o nosso bondoso Deus usará algo que não seja Seu documento escrito e inspirado, por esse fato os crentes devem se apoderar da palavra diariamente. Todo nosso fracasso na jornada é resultado de um abandono da palavra, devido às ocupações com os afazeres mundanos. A bíblia é o livro do povo de Deus, é a carta celestial que nos foi deixada para nosso bem supremo no viver. Desviar do livro santo é buscar miséria na vida. Nos EUA um homem morreu na miséria e quando foram examinar seus pertences perceberam numa bíblia que sua tia havia lhe dado que em cada página tinha dólares. Morreu na miséria porque nunca abriu sua bíblia. Não significa que vamos achar dinheiro na bíblia, mas conheceremos o Deus das riquezas eterna que Ele tem para Seu povo. Sendo assim aproveitemos bem os favores da graça que temos à nossa disposição.

        Outro detalhe que carecemos da liderança do Senhor, não somente em nos instruir, como também nos ensinar na prática: “...e te ensinarei o caminho que deves seguir...”. Ele assenta conosco em nos dar Suas perfeitas instruções, mas também vai à nossa frente, ao lado e cuidando de cada crente na jornada. Foi assim que Ele conduziu Israel pelo deserto. Não é verdade que carecemos dessa liderança do Senhor? Os líderes que temos aqui, os santos homens de Deus são eles apenas instrumentos falíveis e nós precisamos conhecer pela fé esse Deus que nos ama e que é Fiel em nos conduzir na jornada.

        O Senhor não nos salvou e nos deixou entregues no mundo, a fim de que tomássemos nossas próprias decisões. Nós sós ovelhas que continua sempre errando. Nós somos como aquele grupo no deserto que sonhava em voltar para o Egito. Nós somos inclinados a olhar à direita e à esquerda, procurando no mundo algo melhor. Mas o nosso Deus não nos solta, Ele cuida de cada um de nós, fracos, rebeldes, fortes, etc. e sabe perfeitamente como lidar conosco com perfeito amor e disciplina para nosso bem. Nós não sabíamos do caminho largo, rumo ao inferno, quanto mais o caminho estreito que nos leva ao lar celestial. Era mais fácil andar no mundo do que andar rumo ao céu. No caminho mundano não há disciplina, enquanto no caminho rumo ao céu exige disciplina, por isso temos Aquele que nos conduz em santidade.

        Também, somos incapazes de ver os perigos que nos cercam, os quais nos impelem a tombar. Nem sequer imaginamos as vezes que somos salvos de perigos. Nem sequer entendemos o poder da graça. Não há em nós qualquer capacidade para enfrentar as tempestades que vêm nos assolar. Alguns crentes têm experiências para contar de como escaparam do mal, das tentações que inflamam como fogo e até de perigos mortais. Satanás tem os crentes como alvos de suas maldades. É verdade que alguns crentes conseguem maturidade suficiente para entender o que está acontecendo ao seu derredor. Mas outros milhares de crentes não são capazes de ver essas coisas. Estamos vivendo numa época pervertida, onde o mundo tem consigo as opções desejadas onde buscar socorro e livramento aqui.

        Mas eis o que o Senhor diz no texto: “...e te ensinarei o caminho que deves seguir...” Sem que muitos santos saibam, o invisível Senhor está presente, liderando com perfeição essa caminhada e sustentando os santos pela jornada aqui, até que cada um seja recebido no lar eternal.

Nenhum comentário: