quarta-feira, 5 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (6)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

O CAMINHO DE DEUS (verso 8)

        Creio que pude dar uma explicação clara sobre o termo que aparece logo no início do verso 8: “Instruir-te-ei...”, pois sei que o livro do Senhor é Sua poderosa palavra que Ele usa para nos ensinar Seus preceitos, sabedoria, prudência e santidade de vida. Eu diria que tudo isso se resume na expressão “o temor do Senhor”, porque é daí que tudo procede para um viver feliz.

        Mas, logo em seguida o Senhor diz que também ensinará o caminho que o crente deve seguir. As instruções vêm em primeiro lugar e o motivo das instruções é para que Ele mesmo venha nos ensinar como viver e andar aqui. Ele mostra essa verdade dizendo que a vida é uma peregrinação, uma caminhada que os crentes têm à frente rumo ao lar celestial que os aguarda. Foi essa verdade que nosso Senhor comunicou com Seu povo que fora liberto da escravidão Egípcia. Através das pragas e maravilhas feitas no Egito o Senhor deu as devidas instruções, a fim de que todo povo pudesse confiar em Seu braço forte e em Sua liderança. Em seguida Deus apontou o caminho, como que dizendo: “Eu sei para onde levarei vocês, portanto, confiem em mim, pois temos um longo caminho à frente”.

        Foi assim também que Ele conduziu Seus discípulos. Primeiramente o Senhor assentava com eles e passava Suas sábias instruções e em seguida mostrava o caminho por onde andar sob Sua liderança. Nós precisamos aprender sobre isso em nossas vidas. Não há guia melhor do que nosso Senhor. Os ímpios confiam em seus ídolos, os quais são fabricados e carregados por eles. Pela fé os crentes creem no invisível Senhor e isso causa muita perturbação para os mundanos. Nosso Senhor sempre usou o termo “seguir” para com os Seus servos. Sua liderança sempre terá o brilho da verdade, por isso Ele diz: “Quem me segue não andará em trevas...” (João 8:12). Significa que os discípulos não serão surpreendidos por farsa e mentiras. O Deus da verdade amou Seu povo e em nada causará tristeza aos Seus santos. Ele não diz que a jornada será maravilhosa, que o caminho será sem conturbação. Ele diz: “Tome sua cruz e segue-me”. Ele não busca fanáticos e loucos. Ele busca homens humilhados que confiam nele e provam em segui-lo dia a dia. Foi sempre assim e será doravante o modo como Deus conduziu, conduz e conduzirá cada crente pelo caminho rumo ao céu.

        Outro detalhe importante. Devemos saber que a liderança do Senhor indo à frente para conduzir Seu povo será contrária aos padrões do mundo. Quando seguimos o Senhor o mundo vai ficando para trás. Muitos querem dizer que são de Cristo, que foram salvos, mas não querem seguir ao Mestre. Não há como. Até mesmo as coisas normais, lícitas e que achamos que jamais vamos deixa-las, elas terão que ficar para trás. “Deixe que os mortos sepultem seus mortos”. “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim”. Em outras palavras o Senhor estava dizendo aos discípulos, bem como diz a nós hoje, que o mundo com seus sentimentos naturais serão esmigalhados pela fé e a saudade rasgará nossos corações. O caminho que nos leva ao céu é assim. E não é verdade que precisamos de Sua liderança, se realmente almejamos ser felizes?

        É triste ver a situação dos chamados crentes modernos. Quanta distância dessa verdade. O mundo moderno trabalha na mente de todos, dizendo que o reino de Deus tem que ser mudado e adaptado para satisfazer a sociedade atual. Que situação! O reino de Deus é imutável e não pode se associar aos padrões malignos e deturpados deste sistema.


Nenhum comentário: