quarta-feira, 12 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (9)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

A ADVERTÊNCIA DE DEUS (verso 9)

        Na última página pude mostrar como somos inclinados à insensatez e no verso 9 Deus mesmo usa os termos “Cavalo e mula” para nos alertar o quanto viemos do pecado e que temos na carne as mesmas inclinações que os homens mundanos têm. O Senhor não está xingando homens e mulheres crentes. Ele muda a figura de linguagem normalmente usada para os crentes, quando diz noutras passagens que nós éramos como ovelhas, seguindo nossos caminhos. Aqui Ele está mostrando que na liderança dele em nossas vidas devemos ter cuidado e humildade para buscar Suas instruções em Sua Palavra e direção em oração. Falo assim porque eu mesmo experimentei muitas vezes que tomei a frente de Deus e avancei como o cavalo faz.      “Cavalo e mula”, ao usar esses termos Deus está falando aos homens e mulheres crentes. Toda vez que queremos fazer o que achamos melhor aos nossos olhos e não buscamos a direção sábia do nosso Deus, então sofremos os efeitos dramáticos de nossa atitude tão pertinaz e birrento. Em tudo aquilo que é santo e puro Deus espalhou Sua sabedoria. Por exemplo, temos a família e sabemos bem que a família não foi resultado do pecado, porque foi criada antes do acesso do pecado no mundo. Sendo assim sabemos o quanto é importante a disciplina no lar, pois uma criança que cresce sem a firme disciplina dos pais, não passa de uma criança entregue a si mesma. Mesmo que aquela pessoa se converta, Deus há de lidar com ela com firmes e constantes açoites.

        Alguém que foi tirado de uma vida atirada no pecado normalmente terá essa constante inclinação a tomar a dianteira de Deus e partir para fazer o que acha que deve fazer. Além da família com pais responsáveis e tementes, Deus nos deu também a igreja, com boa liderança de pastores e homens espirituais. Qual é a função da igreja? É mais do que cantar e ter um grupo com o qual fazemos amizades santas e puras. A igreja é um lugar onde os santos edificam e constroem uns aos outros. Infelizmente não vemos isso normalmente em nossos dias. Muitos não levam a sério suas funções e têm medo de chamar a atenção, corrigindo outros. No amor de Cristo somos chamados a exortar, orar, chamar a atenção daqueles que são indisciplinados, etc. Essas funções santas trazem grandes benefícios aos que vieram de um viver indisciplinado.

        Então, veja bem que Deus lida conosco para que não venhamos a tropeçar e ser motivo de chacota para o mundo. Cavalos e mulas são animais irracionais, isso significa que eles não pensam nem raciocinam. Deus fez os homens segundo a Sua imagem e muito mais agora, na nova criação temos a imagem de Cristo sendo formada em nós. O pecado tirou a imagem de Deus no homem e ele se tornou apenas na imagem de um Adão caído, mas a salvação em Cristo veio restaurar isso. Cuidemos com a insensatez, pois as falhas são nossas e não de Deus. Seus ensinos são claros e práticos. Vemos essa clareza em Suas instruções simples e direcionadas a todos os crentes. Elas são práticas porque Deus em Sua graça espalhou Suas atividades vistas com sabedoria, além do fato que Ele nos faz crescer em discernir Sua liderança.

        Cuidemos também, porque cavalo e mula são usados para serem montados. Deus não nos chamou para isso. Os homens no mundo são usados no pecado e nem percebem que inimigos invisíveis fazem deles objetos de uso aqui e depois partem para o abismo.


Nenhum comentário: