sexta-feira, 14 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (10)

,


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

A ADVERTÊNCIA DE DEUS (verso 9)

        O que nosso Senhor quer é nos ensinar que o curso de nossa natureza carnal é perigoso e animalesco. Ora, foi assim que vivemos quando estávamos no pecado. Em Provérbios observamos essa lição com real clareza, porquanto é nos ensinado ali que a vida de sabedoria tem um princípio: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Significa que sem esse temor ao Senhor o andar aqui é perigosíssimo. O restante do primeiro capítulo de Provérbios mostra isso, porque o trajeto do pecado parece ser bonito, agradável e atraente, mas logo ele se fecha em terrível juízo, quando sobrevêm as assolações que pegam o ímpio sem que ele espere. Ainda no capítulo dois vemos o quanto Deus adverte os crentes a não tomar o caminho dos loucos e dos néscios, porque a impressão que eles têm de bem-estar é exatamente esse sentimento de conforto que os leva à perdição.

        Segue-se que no Salmo 32 o Senhor está nos levando a agir como seres humanos, criados por Ele e salvos por Ele podem viver dias felizes nessa jornada rumo ao céu. Afinal, Ele nos salvos e nos tomou com filhos Dele, a fim de nos tornar semelhantes a humanidade perfeita de Cristo Jesus. Então, devemos fugir de nossa vontade carnal, arruinada pelo pecado. Não é nada fácil um viver submisso a Deus, mas não temos outro caminho, senão o da renúncia e humilhação. Lembremos que “Cavalos e mulas” não fogem de perigos, por isso precisam de freios e         cabrestos, mas nosso Senhor não age conosco, como se fôssemos animais e já vimos no verso 8 que somos instruídos e ensinados por Ele, por meio da Sua Palavra. Maravilhoso é nosso Senhor, pois Ele conheceu o caminho por onde devemos andar e Ele aponta esse caminho, dizendo: “Andai por ele”.

        Cuidemos também, porque satanás está em nosso encalço. Os cá em nosso encalço. Os crentes são objetos do seu intenso ódio, por isso ele aproveita  e quer nos derrubar.  Eis a razão que Paulo exorta: “Quem está em pé, cuide-se que não caia”. Ora, são os crentes que está em pé; são eles quem foram tirados do mundo e arregimentados para a batalha contra o mundo, a carne e o diabo. São os crentes que caminham pelo caminho estreito, rumo à Canaã celestial. Sendo assim eles são alvos dos terrores inimigos e isso é bem tratado por Paulo em Efésios 6. Quando não nos humilhamos para depender inteiramente do poder da graça, então satanás espertamente tentará nos usar, assim como cavalos e mulas são usados. Quantos são os crentes que muitas vezes tombam! Conheci muitos que não cuidaram e sofreram queda para a humilhação  do pecado. Se não nos humilharmos, certamente seremos humilhados. Foi assim com o rei Roboão, porque se orgulhou e Deus o entregou nas mãos de Sisaque, rei do Egito (2 Crônicas 12).

        Outro ensino que depreende do verso 9 do Salmo 32 é  que somos advertidos dos perigos de estarmos envolvidos com bênçãos e felicidades do momento. O que quero dizer é que a vida é uma jornada. Hoje há bênçãos, alegrias, vitórias, etc. mas amanhã poderemos descer da montanha para enfrentar os vales. Grandes e extraordinárias bênçãos da revelação foram outorgadas a Paulo, mas Deus não o deixou sem esmagar qualquer manifestação do ego em se exaltar. Por essa razão foi que o apóstolo tanto pediu que o Senhor retirasse o “espinho na carne” (2 Coríntios 12). Visto que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, então é necessário que a cada dia venhamos a nos esvaziar do  nosso ego, daquela vontade ferrenha da carne e  fugir das corrupções deste mundo maligno.

Nenhum comentário: