terça-feira, 4 de maio de 2021

O VIVER DO HOMEM FELIZ (8)


“Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar -te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; te me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6,7)

DEPENDÊNCIA DE DEUS: “...te fará suplica em tempo de...”.

        Vemos no texto que tudo começou com invocação e a vida seguirá em invocação porque o homem piedoso está agora firmado num Deus que é seu socorro. Eis aí o que significa felicidade no viver, como diz o coro de um antigo hino: “Nunca me deixar, nunca me deixar, pois Ele mesmo promete que nunca irá me deixar”. Vida cristã que apenas se contenta em saber que foi salva do inferno e que pode doravante trilhar seu próprio modo carnal de viver, na realidade está enganada. A salvação bíblica vem desmanchar de uma vez para sempre os sonhos e deleites mundanos. Cristo não veio para meramente nos livrar do fogo eterno, dando um comprovante para entrar no céu. Ele veio para ser o Pastor que conduz suas ovelhas pelas veredas da justiça. Os salvos sozinhos no mundo seriam pratos favoritos para o apetite do diabo.

        A vida de fé que está certa que Deus não pode mentir: “...em tempo de poder encontrar-te”. E qual é o crente que não busca o socorro do Senhor? Tudo nesta vida é maravilhoso quando as coisas seguem em normalidade. Os crentes amadurecem quando dia a dia pedem que o Senhor venha livrá-los do mal, mesmo que tudo pareça que vai bem. Aprendi com minha esposa que antes de sair de carro devemos orar ao Senhor por livramento. Quantas vezes passei por perigos mortais! Eu sei que foram momentos que Deus me avisou do quanto preciso Dele em todos os aspectos da vida. Quantas vezes pensamos que as tentações estão longe e que estamos livres de terríveis quedas. Não é verdade?

        Crentes que não enfrentam dias maus nas tentações não sabem o que significa perigos diabólicos que nos cercam. Deus sempre está mostrando que Ele como Guia invisível está perto e pronto para salvar. Então, Ele quer que tiremos nosso foco de nós mesmos e dos homens, para que confiemos em nosso Amigo invisível. A vida neste mundo é cheia de altos e baixos. Hoje estamos sentindo bem, o mar parece calmo, mas de repente tudo pode mudar. Uns dois meses atrás percebi que minha esposa estava ficando muito magra, e fazendo exame os médicos constataram que ela tinha um tumor no fígado. Sem dúvida isso nos abalou muito, especialmente mudou a rotina do nosso viver, a fim de poder cuidar dela no tratamento que precisa. Veja como tudo aqui é tocado por circunstâncias adversas. Todos hoje sabemos o que a Covid está prestando um serviço mortal contra a humanidade. Então, hoje podemos estar bem, mas amanhã poderemos estar entubado num hospital, aguardando a possibilidade morrer a qualquer momento.

        A vida neste mundo é assim, mas tudo vem da fantástica atividade da graça de Deus para o bem dos salvos. Sem esse entendimento a vida se torna uma miséria aqui. A felicidade que o mundo sempre quis buscar está sendo carcomida pela desgraça de um vírus que já tem ceifado milhares de vidas. E nós os crentes? O que vamos fazer? Isso diminui nossa felicidade? Claro que não! A felicidade do crente está no fato que temos um Deus em quem podemos confiar e que é nosso socorro bem presente na angústia. Toda segunda-feira vou dar aulas num seminário e fico distante de minha esposa uns 7 quilômetros. Sei que se não for os cuidados do Senhor, o que poderei fazer por ela numa eventualidade?

        Ter o Deus que nos salvou como nosso Senhor sempre presente é o que nos traz a plena realidade de ser feliz no mundo. Não há motivo para depressão, angústia, medo, opressão. Ele é achado quando os santos o invocam em todo tempo.


Nenhum comentário: