quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

QUEREIS TAMBÉM RETIRAR-VOS? (4)


                        
“Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus” (JOÃO 6:67-69)
QUANDO OS CEGOS NÃO QUEREM VER: “Quereis também vós retirar?”
        Devemos saber que a mensagem do céu publica a glória de Deus, declara que toda salvação emana de lá e que os homens são culpados e condenados. Esses fatos são humilhantes demais para a natureza corrompida e enganosa do pecado. Os homens no pecado querem a glória para Si, por isso não ousam atribuir a Deus as honras e os louvores que lhes são devidos. Sendo assim, a mensagem exposta por Cristo em João 6 foi chocante aos ouvidos daqueles elementos incrédulos; eles jamais ouviram isso nos ensinos recebidos da lei, porque seus mestres ministravam o que eles gostavam de ouvir. O ensino ministrado pelo Nazareno não lhes agradou, por isso a melhor decisão para eles foi retirar-se dali, a fim de ouvir o duro discurso.
        Também, Cristo é o próprio Cordeiro que veio do céu. Era para eles entender Isaías 53, bem como outras muitas passagens do Velho Testamento. Mas seus olhos estavam vendados para as realidades eternas, advindas das obras gloriosas feitas pelo Cordeiro de Deus. Além disso, a palavra de Deus em sua totalidade veio do céu. Eles tinham as Escrituras do Velho Testamento em mãos, mas não tinham o Espírito Santo que os habilitariam a enxergar as maravilhas. Eles eram os cegos que achavam que enxergavam melhor do que os outros. Assim vemos o quanto corações endurecidos são incapazes de permanecer com seus ouvidos atentos à verdade. As doutrinas da graça, santos ensinos que vêm diretamente de Deus não serão jamais aceitos em corações encharcados da soberba do pecado, por isso muitos se retiram.
         Reitero o fato que linguagem do céu será eterna; o pão é eterno, o reino é eterno; a glória é eterna, etc. Sendo assim, nada vai combinar com este sistema passageiro. Tentar combinar as excelências da eternidade com as fantasias e sonhos de um mundo melhor resultará em maior soberba. A linguagem de Deus aos homens através da revelação escrita é revestida de um material que combina com aqueles que têm vida eterna. Por essa razão Pedro disse ao Senhor: “Para onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna”. O amor real à palavra de Deus é mostrado por quem realmente é crente. John Mac’Arthur pregou em Moscou, após aqueles anos de sofrimentos, com o país russo fechado para o evangelho. Ele conta que as pessoas sinceramente choravam por ouvir a Palavra de Deus e vinham em grande número à frente em sincera conversão a Cristo. Vejo o quanto aqui no Brasil os corações estão cada vez mais fechados para o verdadeiro evangelho, por isso o envolvimento é grande com o mundo e com as promessas de uma vida próspera aqui.
        “Quereis vós também retirar-vos?” Foi essa a interrogação do Senhor aos Seus discípulos que ficaram. Ele estava como que dizendo: “Os outros já foram, taparam seus ouvidos para não ouvir, recusaram os bens de misericórdias e deram as costas para os privilégios riquíssimos da graça de Deus em mostrar a verdade, conforme vem dos lábios de Deus”. Deus não precisa dos homens; Deus não mudará Sua palavra para agradar os homens; Suas riquezas e glórias são mantidas intactas para sempre: “Quereis vós retirar-vos?”

Nenhum comentário: