terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

QUEREIS TAMBÉM RETIRAR-VOS? (2)


                   

“Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus” (JOÃO 6:67-69)
QUANDO OS CEGOS NÃO QUEREM VER: “Quereis também vós retirar?”
        Voltemos ao assunto que nosso Senhor trata em todo esse impressionante capítulo 6 de João. O Senhor está perante um povo que desde seus antepassados mostrou ser arrogante, incrédulo e perverso no tocante a Deus e Suas leis. Quando lemos o Velho Testamento vemos o quanto Deus enche todos os seus ensinos de ilustrações, mas nem mesmo tanta clareza das mensagens pregadas pelos profetas trouxe aquele povo ao arrependimento. Mas em João não vemos o Senhor usando qualquer ilustração; sua linguagem é espiritual, comparando com coisas naturais. Ele diz ser Ele o pão da vida e dali começa mostrar ser Ele o enviado do próprio Deus, a fim de buscar o povo eleito.
        Enfatizo isso porque a mensagem do céu em nada combina com a mensagem que atrai os homens. Nós sempre achamos que os homens vão crer, se apenas mudarmos a mensagem e a adaptemos aos costumes, idades e situações de todos. Vemos hoje quantos esforços são feitos para adaptar as Escrituras às condições do povo. Por exemplo, temos hoje a bíblia das mulheres e a situação é tal que inventaram bíblias adaptadas à linguagem que venha atrair a todos. Mas a verdade é que a situação fica cada vez mais pior. Por que? A resposta é que coisas espirituais só podem ser entendidas por obra do Espírito Santo; é Deus levando luz ao coração. O amoroso Senhor foi rejeitado no capítulo 6, pois até mesmo a maior parte dos discípulos se afastou quando ouviram os poderosos ensinos da soberana obra de salvação.
        Acontece que os homens sempre se impressionaram com milagres e sinais. Foi assim com o povo de Israel e é assim com os homens no mundo inteiro. O evangelho que agrada a multidão deve ser um evangelho humanista, pois traz consigo esse elemento que alimenta o orgulho dos homens. Mas quando o evangelho da glória aparece é normal que fustigue a fúria do homem. Quando os homens se veem diante de verdades eternas, por natureza eles se curvam para pegar pedras; a glória do evangelho revela o que eles são no coração, desmascara seus corações corrompidos e mostra um Deus compassivo que salva quem Ele quiser. É exatamente essa a verdade que aparece no capítulo.

        Caro leitor, a mensagem do evangelho bíblico vem totalmente do céu. Tudo o que Deus revela aos homens no que tange à Sua salvação, devemos saber que tudo o que pertence ao Seu santuário deve ser puro e santificado, porque vem do céu. O Senhor não veio satisfazer a orgulhosa natureza humana; a verdade pura era a luz que devia brilhar em Sua vida e em Suas palavras. Nosso Senhor não se amedrontou ante as ameaças; Ele não procurou melhorar Sua linguagem, a fim de que o povo cresse Nele. A verdade chegava para abater as aparências e invadir o tenebroso coração do homem morto em seus pecados. “Quereis vós também retirar-vos?” Estás vós escandalizados com a mensagem? O que nosso estava dizendo é que Sua linguagem era puramente espiritual e que somente os que foram despertados por Deus iriam querer ouvi-Lo. Não foi assim com todos os que se converteram? Não foi porque Deus abriu seus olhos e eles puderam ver coisas eternas acerca da tão grande salvação?             

Nenhum comentário: