sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

NÃO VERÁ A VIDA (8)



“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (JOÃO 3:36)
A TRISTE SENTENÇA – “...não verá a vida...”
        A razão óbvia é que não verá a vida, porque ela está no Filho: “quem tem o Filho tem...”. Nada tem a ver com minha religião ou com outra religião. Nada tem a ver com minha família crente, ou mesmo o caráter e bons costumes. Deus não está lidando com coisas desta vida aqui. Também não está referindo à ligação com os poderes das trevas e o trabalho tão ardiloso do diabo. No pecado os homens estão ligados a Adão; nós caímos em Adão e pecamos nele. A bíblia está referindo a nossa ligação com o cabeça federal da raça: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo...”. O pecado fulminou a raça; o tombo foi da raça e a culpa é de todos. Deus não está vendo a idade, a aparência, a formação religiosa, a cor nem a condição social, porquanto a morte atingiu a todos.
        Não há, em nenhum lugar deste mundo uma pessoa sequer que não tenha sido atingindo pela morte e os cuidados contra a morte física ocupam a mente, emoções e trabalhos dos homens no mundo inteiro. Por onde andarmos vemos os cemitérios e a dor assumindo o controle de tudo e de todos. Por quê? Somos nós ligados a Deus? Temos algum parentesco com Jesus? Não! Nosso Senhor foi direto com a verdade aos corações soberbos dos judeus: “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer-lhes aos desejos...” (João 8:44). Vemos como o pecado não tornou o mundo um lugar paradisíaco; não há como fazer daqui um ambiente de festas, porque tudo ao derredor está pronto para aniquilar as tentativas de felicidade. A festa de Belsazar foi transformada em terror (Daniel 5). De repente, o arrogante e blasfemo Herodes foi feito num apetitoso prato para os vermes (Atos 12). Onde a morte está não há vida e o que parece ser vida é apenas aparência; o que parece ser esperança é desmanchado num instante. Não precisamos ir longe, basta que encaremos o passado da história da raça, para que saibamos o que foi que a morte fez. A frente tudo parece lindo, como as lindas campinas de Sodoma, mas ao olhar para trás vemos como tudo é transformado em cinzas.
        Não verá a vida porque não há possibilidade de vê-la fora da determinação de Deus e Ele é o Autor da vida. Não há possibilidade de achar vida fora do Senhor. Sem Ele tudo é morte, trevas, dor, miséria, sofrimento, tristeza e angústia. Vemos como os homens são incapazes de ver as realidades das coisas e eles mesmos não conseguem vê-las. É satanás quem faz barulho no mundo; é o príncipe das trevas que movimenta o ambiente, a fim de criar sensação de felicidade. Mesmo num Egito de escravidão, a pobre raça ainda vê razão de achar vida ali, porque têm uma panela cheia de iguarias. Satanás faz com que os homens pensem que comer, beber e levantar para se divertir é que faz a vida ser de fato a vida. Há um Deus de compaixão; há um Deus que olha e vê o estado de miséria de uma raça culpada; há um Deus de quem procede a vida e é Ele quem pode prover vida aos perdidos.
        Nosso Senhor olhou para Jerusalém com tanta tristeza, pois tudo o que Ele fez por Israel, todo bem e extraordinárias manifestações de justiça, amor e juízo, nada disso acordou o povo. Ele estava mostrando que não há como mudar o homem; que não há como atrair uma raça caída para cima, a não ser pela chamada da graça irresistível. O homem sem a vida que há no Filho está morto! Que situação espantosa! O que fazer? Pode uma lei santa e justa mudar o homem? Podem os anjos atrair os homens para Deus? Podem as melhoras sociais e outras atividades terrenas e benéficas socorrer os homens? Não! Somente o Autor da vida pode dar vida. Se Ele não entrar no cemitério e chamar alguém dentre os mortos, eis que o defunto continuará em seu estado de defunto.

Nenhum comentário: