quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O LOUVOR AO SENHOR (2)



“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio, nós, porém, bendiremos ao Senhor desde agora e para sempre. Aleluia” (Salmo 115:17,18)
AQUELES QUE NÃO LOUVAM AO SENHOR: “os mortos”
        Entremos agora nos detalhes desses versos tão reveladores. A primeira lição que emerge do texto é constituída de poderosas doutrinas, justamente porque na Palavra de Deus as doutrinas circulam como sangue circula em nosso corpo. Qualquer mensagem sem doutrina logo mostrará ser destituída de valor para o povo de Deus, como um alimento sem qualquer nutriente tão benéfico ao corpo. Linguagem bela, retórica, poesias e outros elementos semelhantes têm sua devida importância na pregação, mas se a mensagem for destituída dos santos ensinos que enriquecem o povo de Deus, que valor terá? Não será como uma casa linda, mas construída sem alicerce?
        Nesses pensamentos voltemos ao texto, porque de imediato percebemos que há um grupo que não louva a Deus – os mortos. Ora, quem é que não sabe que mortos não podem louvar? Mas o texto não está referindo ao defunto que está ali pronto para ser sepultado, a um corpo inerte, sem vida. Liguemos a palavra de Deus a ela mesma. É bem claro que o texto está mostrando aqueles que são espiritualmente mortos. O contexto mostra que o que não temem ao Senhor são semelhantes aos ídolos fabricados por eles, pois tem olhos, mãos, ouvidos, boca, nariz, pés, etc. mas nada funciona em relação a Deus. Além disso, o texto nos chama a atenção para os mortos e para os que “descem à região do silêncio”. Notemos bem que nem os mortos que estão no mundo, nem tampouco os mortos que descem para o inferno podem louvar ao Senhor. Acredito que o próprio texto e contexto nos ensinam o que está tão condizente com a palavra de Deus em sua inteireza.
        Sendo assim lancemos a base, porque não podemos esperar que homens e mulheres espiritualmente mortos vão louvar a Deus. Para o Deus da verdade só existe no mundo os mortos e os vivos. Ou estou morto ou estou vivo para Deus, não há meio termo. Se crermos na doutrina do pecado e que o pecado gerou a morte, então não haverá motivos para descrermos. Eu sei que estamos tão acostumados a olhar os homens do ponto de vista desta vida aqui, que terminamos em negar a Deus e Suas verdades. Não nascemos espiritualmente vivos, porque nascemos no pecado; não nascemos com nossos lábios dispostos a louvar a Deus, mas sim dispostos a mentir contra Ele (Salmo 58:3). Então, olhando do ponto de vista da personalidade, chegamos à conclusão que:
        1.     Precisa da mente para louvar a Deus, mas é usada para computar as mensagens mundanas. Comparemos com aquilo que Paulo diz acerca dos ímpios em Efésios que eles vivem na vaidade dos seus pensamentos. Uma mente em plena escuridão, voltada apenas para esta vida aqui, para seus sistemas religiosos; completamente estranho aos ensinos bíblicos e estranhos quanto ao conhecimento do Deus da bíblia. Como podem louvar ao Deus vivo e verdadeiro? Eles vão louvar seus ídolos; todo ser deles está equipado para o que o mundo oferece. Pode até levar tais mortos para uma igreja, ensinar-lhes os costumes, músicas e outros detalhes, mas tudo funcionará não como vivos, mas sim como mortos para Deus. Quando sai da igreja eis que eles têm o amável e louvável mundo ao seu dispor. Já lidei com mortos espirituais e sei o quanto por fora eles podem parecer vivos, mas o coração é morto para a palavra de Deus, e completamente indispostos neles a seguir a Cristo.
        Meu amigo, qual é a sua condição neste momento? Está vivo para o Deus da bíblia? Ama a palavra de Deus? A luz da verdade salvadora brilha em sua mente, conquistou suas emoções e domina sua vontade? Se for assim você está vivo e para sempre será assim, porque a vida que há em Cristo desconhece o poder da morte. Por essa razão você pode louvar o Senhor.

Nenhum comentário: