quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

QUEREIS TAMBÉM RETIRAR-VOS? (10 de 10)



“Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus” (JOÃO 6:67-69)
OS FUNDAMENTOS DA VERDADEIRA CONFISSÃO: “...nós temos visto e conhecido...”
        Estou tratando dos fundamentos da verdadeira confissão, porquanto nessa confissão há a manifestação da fé verdadeira: “...temos crido...”. Onde a graça atua, a fé genuína aparece em sua força e atuação. Quão diferente é a fé bíblica da fé mundana e carnal. A multidão que acompanhava Jesus cria nele e é dito em João 12 que eles criam mas não confessavam, porque tinham medo de serem expulsos da sinagoga. Assim são muitos cuja fé em nada mostra intrepidez e coragem na confissão perante os homens. Quanta diferença da fé do homem que foi curado da cegueira (João 9), pois ao ver Jesus ele simplesmente confessou publicamente sua fé e enfrentou com coragem os arrogantes líderes religiosos. Os discípulos que permaneceram mostraram essa firme verdade em sua confissão: “...nós temos crido...”. Quantos são aqueles que dizem que creem no Senhor, mas o viver mostra que não estão dispostos a sofrer as afrontas e desdém do mundo, por amor a Cristo.
        Outra lição é que os discípulos mostraram que a fé deles não era mera aceitação mental. Eles disseram: “...e temos conhecido que tu és o santo de Deus”. Eis como o conhecimento do Senhor havia invadido a alma deles; eram pecadores em cujos corações brilhou a doce luz do Consolador, por isso nasceu a fé e nesse conhecimento do Senhor da eles se deleitavam. Os que creem sabem no coração em que realmente creem, mesmo aquele crente mais simples e sem qualquer conhecimento teológico, porque é a verdade no coração; é o Senhor Jesus habitando no homem e sua luz brilhando na alma com o nascimento do novo homem em Cristo. Foi isso o que levou os apóstolos a proclamar a verdade com poder; foi esse fato que transbordou seus corações de alegria, mesmo em face do sofrimento e da perseguição.
        E para encerrar esta mensagem, podemos entender as palavras dos apóstolos, quando confessaram: “...nós temos crido...”. Eles estavam como que dizendo: “Vimos que tu és o Deus que veio ao mundo; vimos à luz das profecias que tu és o Messias prometido, o qual desceu do céu a fim de nos livrar da maldição da lei. Vimos que tu és Aquele que Abraão e Moisés viram e agora com prazer podemos ver-te com nossos próprios olhos; não há outro Salvador e Senhor, pois tu és a própria verdade que se manifestou a nós pecadores”. Nas palavras de Pedro estavam encerradas as verdades que deixaram aqueles homens humilhados. Ali estava o Todo-Poderoso à frente deles; ali estava aquele que auto-suficiente, o Deus de justiça e retidão, Aquele que não precisa de ninguém para ser o que Ele é. Pedro estava como que dizendo que Ele era maior que Moisés, Abraão e grandes nomes da história bíblica. Aqueles homens sentiram que seus corações estavam seguros perto Dele e que por isso não havia qualquer razão de ter medo dos homens, por essa razão estavam prontos a segui-Lo por onde Ele fosse.
        E você que aqui está, o mundo está oferecendo algo que parece ser melhor. Quer retirar também? Tem os falsos mestres com mensagens que agradarão seus ouvidos e que abençoarão seus desejos carnais. Quer também retirar? Ou quer você conhecer essa salvação? Homens e mulheres que se converteram não mais voltaram atrás, pois viram que é a própria verdade.                         




Nenhum comentário: