quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O LOUVOR AO SENHOR (8)


       
“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio, nós, porém, bendiremos ao Senhor desde agora e para sempre. Aleluia” (Salmo 115:17,18)
AQUELES QUE NÃO LOUVAM AO SENHOR: “os mortos”
        É óbvio que Deus não espera louvores dos mortos. A aparência não engana a Deus, o qual é Deus de vivos. Ora, nós não esperamos que os mortos se ergam para falar conosco e lembrar das boas coisas. Assim também não há qualquer esperança que alguém na condição de espiritualmente morto venha abrir sua boca em louvor a Deus. Já mostramos o quanto o próprio Salmo 115 revela o estado de ignorância deles: “Onde está o vosso Deus?” Alguém que desconhece o Deus dos crentes, como poderá se ajuntar aos crentes para louvar Aquele que nunca viu. Poderá, à semelhança dos gregos, fazer uma estátua ao “deus desconhecido” (Atos 17), mas ao Deus que lhes dá força, comida, chuva, saúde, etc. eles resistirão até à morte, a fim de não atribuir-Lhe qualquer louvor.
        Mas o texto não para nos mortos, porque vai falar também daqueles que descem para o abismo: “Os que descem à região do silêncio”. Um amigo meu contestou minha posição no texto quando expus que os mortos no Salmo 115 tratam-se de “mortos espirituais”. Mas o ensino que vem em seguida prova essa verdade. O verso do Salmo 115 mostra os mortos que estão ainda no mundo e mostra também os que descem para o inferno. A “região do silêncio” sem dúvida trata do fato que não podemos ouvir qualquer som proveniente nem do cemitério, nem do inferno. Os mortos espirituais se mobilizam aqui no mundo; eles falam, veem, andam e prestam serviços. Mas tudo isso finda com a morte física deles. Enquanto a morte espiritual lhes paralisa aqui, eis que a morte eterna e física vem para paralisar tudo o que aqui foi usado tão inutilmente.
        Quantas lições vêm para nosso ensino! Quantas verdades vêm nos humilhar e nos colocar no pó! Eis aí um dos mais poderosos versos que trata da condição do homem em seu estado de depravação total. Os homens não toleram ouvir essas coisas, nem mesmo dentro das igrejas. Mas a verdade está bem exposta pelo Espírito Santo no texto em pauta. Os que estão mortos espirituais, assim que vem a morte física eles descem, enquanto os vivos que fisicamente morrem, eles sobem. Olhando na aparência, parece que ambos vão na mesma direção, que não há diferença. Mas o fato é que os que têm vida jamais vão descer, enquanto os mortos realmente são levados para a sepultura física e para o além, de onde jamais poderão retornar. Os santos de Deus não morrem; eles são mortos apenas fisicamente, mas quanto o que eles são diante de Deus, isso faz com que o povo salvo jamais conheça a morte, à semelhança do que ocorre com os perdidos aqui.
        Outra lição que devemos saber é que os que estão mortos em seus pecados, jamais poderão louvar a Deus no além. Se aqui não fizeram isso, como fazer lá? O inferno é lugar de gritos, lamentos, horrores, vergonha, dores incessantes e contínuas manifestações de ódio. Os homens não mudam quanto a morte; a morte física não faz cessar o ódio, ateísmo, maldade e perversidade deles. Os homens não carregam na morte os bens que aqui tiveram, mas carregam sua natureza ligada ao pecado.  Mas os vivos sobem em louvor. Isso ocorre aqui e ocorrerá essa festa santa, assim que os santos de Deus estiverem para sempre livres desse corpo corruptível, no qual vivem aqui.
        Não é um momento maravilhoso, para que todos possam considerar essas verdades? Não é um momento para que homens sejam despertados da condição tão vil e degradante, onde o pecado lhes colocou? Não é um momento para humilhação? Não é um momento para que pecadores se arrependam e se convertam a Cristo? Não é um momento maravilhoso, para que os santos se dediquem ainda mais ao Senhor que tanto lhes amou?

Nenhum comentário: