quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O LOUVOR AO SENHOR (3)


           
“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio, nós, porém, bendiremos ao Senhor desde agora e para sempre. Aleluia” (Salmo 115:17,18)
AQUELES QUE NÃO LOUVAM AO SENHOR: “os mortos”
        2.     Precisa das emoções para louvar a Deus, mas eles desconhecem qualquer alegria no Senhor. Sabemos da importância da parte emocional do homem para o louvor ao Senhor. Até mesmos os homens mais frios e severos são também emocionais. Louvor ao Senhor sem esse fator tão importante, realmente não é louvor. Não há quem possa pensar no amor de Deus, sem se emocionar; não há como pensar na mensagem da cruz e na providência misericordiosa do Senhor em nos salvar, sem contudo sentir isso no fundo da alma. Nosso Senhor mostra em várias partes da bíblia as Suas emoções ao tratar com os homens.
        O que podemos dizer acerca dos homens mortos em seus pecados? Eles têm emoções? Claro! Mas, devido a presença do pecado elas estão entregues às suas vaidades. As músicas mundanas sempre estão tratando de vaidades e mentiras; os homens têm seus sentimentos dominados por amor, ira, ofensas e atividades perversas. Como poderão louvar a Deus? A bíblia afirma que o homem é, por natureza inimigo; sendo assim, como eles poderão adorar Aquele que está fora de suas vidas e de seus entretenimentos? Como poderão louvar intensa e fervorosamente se o espírito deles está morto? Como poderão oferecer louvor Àquele que requer adoração em espírito e em verdade?
        3.     Precisa da vontade para louvar a Deus, mas ela está submetida aos favores do deus deste mundo que lhe corteja e seduz. Nós sabemos que Deus nos fez com esse poder para tomar decisões, em especial para voltar-se para Deus em amor e santa obediência. Mas no pecado a vontade é dirigida e consagrada ao pecado e não a Deus. Paulo afirma em Romanos: “Não há quem busque a Deus”, sendo assim, como pode o morto dirigir-se ao Senhor em louvor? O homem no pecado tem seu próprio senhor – o pecado, por isso não pode servir outro senhor. Não há qualquer possibilidade de estar voltado para Deus e para o pecado ao mesmo tempo. No que tange a Deus, a vontade do homem é completamente insensível e indisposta. O morto não ouve o chamar, porque é surdo, tendo seus pés paralisados para direcionar-se ao alto, no objetivo de dar a Deus os louvores devidos unicamente a Ele.
        Já pude mostrar o homem, em seu estado de morto em seus delitos e pecados e que por essa razão não pode louvar. Ele está apto para louvar satanás e seus ídolos num carnaval, em suas festas de prazeres e em momentos de cultos religiosos. Tudo no homem morto no pecado é escuridão, por isso tudo funciona como vaidade; toda sua busca é por aquilo que gira em torno de seus interesses terrenos e transitórios. Vejo hoje o perigoso trabalha da nova era, convocando todos para louvar a Deus. Assim, todo sistema religioso envolvido com mentiras está se harmonizando com tal “louvor”. Não é um momento dramático para a igreja e para a causa do verdadeiro evangelho? Não é verdade que chegamos onde exatamente satanás quis?
        Qual é a nossa esperança? Não está em que voltemos à palavra de Deus? Não é ela quem nos ensina toda verdade? Pois é, chegamos onde devemos chegar. O Salmo 115 vem nos mostrar que os mortos não louvam ao Senhor. Não temos que olhar a face de ninguém; não temos que examinar os pulsos religiosos dos homens. No pecado eles estão mortos e o Deus da bíblia não é Deus de mortos, mas sim de vivos, e são os vivos que louvam ao Senhor. Que Ele venha em nossa compaixão; que Ele venha mostrar Suas misericórdias em favor de um mundo movido pelo combustível da mentira religiosa destes últimos dias, tão badalados pelas artes do império das trevas. Que os verdadeiros crentes, vendo essa situação, venham a orar e interceder por dias de refrigério na face da terra.

Nenhum comentário: