quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A GRANDE FESTA DA FÉ (1)


                
“Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra” (Salmo 100:1)
INTRODUÇÃO:
        Prezado amigo que ama e preza pela verdade bíblica, que prazer descobrir as riquezas da graça que são inesgotáveis nas Escrituras. Eu me sinto tão pequeno diante de tantas maravilhas e meus olhos são incapazes de descobrir as maravilhas. Eu preciso dessas lições, porque elas transbordam meu viver de alegria, por estar diante das verdades eternas e o povo de Deus, espalhado pela face da terra precisa também, porque são joias do Espírito que Ele as usa para adornar a noiva do Cordeiro.
        Por muito tempo tenho meditado nesse pequeno Salmo e visto como Ele é grandioso, trazendo consigo grandes e preciosas lições para o povo crente. É um Salmo que exalta o Senhor, por isso os homens não o admiram tanto, nem o buscam para memorização ou aplicação no dia a dia. A razão é que esse Salmo realmente nos humilha, nos tira do foco mundano, a fim de exaltar nosso Deus. Mas não é nossa tarefa? Destaquei a fé no tema acima, porque essa festa ao Senhor é realizada somente por aqueles que creem e que podem aplicar essas verdades no viver diário. É uma festa diferente, porque não é semelhante às festas que fazemos aqui. Essa festa é do coração e ninguém a vê, senão os que compreendem essas coisas à luz da revelação bíblica.
        Quero destacar esse Salmo e minha esperança é que ele seja saudado com um “Bem-vindo!” da parte dos que me acompanharão nessas verdades. Spurgeon diz acerca desse Salmo: “Resplandece por completo com grata adoração e, por esta razão, tem sido um dos grandes favoritos entre o povo de Deus desde que foi escrito”. Não será agora um momento tão belo para que celebremos ao Senhor? Nós vivemos a queixar de nossas lutas, trabalhos num mundo carregado de trabalhos e misérias, mas quem disse que isso dificulta nossa festa de celebração? Será que nossa fé não nos leva agora a admirar a beleza no Noivo Amado? Será que estamos carregando um pesado ídolo em nossos ombros e que queremos logo nos desfazer dessa imagem sem vida? Claro que não! Queremos realizar uma festa em nosso coração, pois fomos tirados das trevas para a luz e nosso Deus é real, presente e há agora toda motivação que nos leva a recebe-lo e saudá-lo com festa.
        Além disso, vemos com tristeza o quanto a alegria evangélica de hoje nada tem a ver com o Salmo 100. As festas pintadas de louvores hoje não são feitas pela fé; não são elas sublinhadas das verdades bíblicas; não têm o alicerce onde a fé está firmada. Quão diferente é a festa de hoje com aquela, onde dois homens presos e algemas cantaram a noite toda cheios de alegria por sofrer pelo Nome glorioso (Atos 16). Santos de Deus, humildes, sofredores, materialmente pobres estão agora mesmo em seus corações celebrando ao Senhor. Eles são os moradores da terra e o mundo está completamente fora dessas verdades que transbordam os corações que um dia foram santificados pela graça da redenção. Noutras palavras, o Salmo 100 está lidando com os crentes, pois são eles que continuamente creem; a fé é o combustível que renova seus corações diariamente. 
        Convido a todos os meus leitores, para que tomemos as lições do Salmo 100 e assim aprendamos juntos o que significa a ordem: “Celebrai com júbilo ao Senhor!”

Nenhum comentário: