terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O LOUVOR AO SENHOR (1)


                                        
“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio, nós, porém, bendiremos ao Senhor desde agora e para sempre. Aleluia” (Salmo 115:17,18)
INTRODUÇÃO:      
        O que posso falar de louvor? De fato a bíblia está cheia desse termo, mas hoje é o termo mais usado nos cultos modernos. Esse incrível Salmo 15 vem nos mostrar o que realmente significa louvar a Deus, que só existe um povo que pode louvar a Deus e são os vivos. Percebemos que é um assunto que deve nos chamar nossa atenção. Sou eu alguém vivo para Deus? Será que estou na condição de uma alma espiritualmente morta? O Salmo 115 mostra que se eu não louvo a Deus no viver, eis que certamente adorarei meus ídolos no íntimo e serei semelhante a eles. O viver consiste em diariamente louvar a Deus. Se não louvarmos a Ele, é certo que faremos aos ídolos. Os que louvam a Deus sabem bem a razão e que é insensatez recusar e endurecer o coração. O próprio Salmo 115 nos mostra o que significa o genuíno louvor ao Senhor, e antes de entrarmos nesse assunto, veremos o que o Salmo 15 diz sobre o verdadeiro louvor a Deus.
        1.     Louvor é proveniente de corações gratos por causa da misericórdia e fidelidade de Deus (verso 1): “Não a nós Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória...”. Eis aí a canção de louvor dos remidos, em todos os lugares e em todos os tempos. Homens e mulheres santificados na redenção pelo sangue sabem bem quem é o Deus deles e como foram libertos da escravidão do pecado e de toda idolatria. Na verdade, a vida de idolatria dos homens é uma auto-promoção; uma forma de mostrar que é importante, por isso cria seu sistema de idolatria no íntimo.
        2.     Louvor é proveniente da fé verdadeira que crê no Deus invisível e sabe que sua habitação está lá no céu: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como Lhe agrada” (verso 3). Enquanto os idólatras buscam algo visível ou tangível aqui para adorá-lo, os santos têm a fé firmada naquilo que eles não podem ver. Ora, isso é algo que assusta o mundo e o move a criticar, zombar e perseguir os crentes, pois eles louvam e adoram alguém que não é visível. Os crentes, quanto mais crescem na fé, mais podem louvar o Senhor com corações cheios de temor a Ele.
        3.     Os santos dão louvores ao Senhor e atribuem a Ele toda soberania em tudo:”...e tudo faz como Lhe agrada”. Notemos como é imensa a diferença entre a fé e a incredulidade idólatra. Os mundanos não conseguem expressar louvores a Deus, porque é humilhante demais. Para eles é imensamente mais fácil curvar perante os altares erigidos por eles mesmos, porque em suas mentes, seus ídolos lhes favorecem e trabalham por maior prosperidade aqui.   
        4.     Finalizo a parte introdutória, mostrando que o louvor emana de corações que experimentam seu Deus como amparo e escudo. Aquele que está no céu, está aqui também, presente em todo tempo, especialmente no comando do Seu povo que Ele tanto amou. “No céu está o nosso Deus...” é a posição suprema, acima de tudo e de todos, mas, o Deus que é amparo e escudo é Aquele que guia Suas ovelhas; é o que sustenta, protege e livra os santos de provações e perigos; é Aquele que na chegada da morte toma Seus santos para Si e os leva ao lar celestial. Que diferença! Que desafio esse Salmo 115 traz para o povo de Deus! Quantas vezes vejo crentes desanimados, tímidos e medrosos ante um mundo atual, tão carregado de vaidades religiosas. Mas este Salmo vem nos encher o coração da teologia correta e nos livra das apreensões terrenas.
        Finalizo esta parte introdutória uma dinâmica compreensão do Salmo 115. Que o meu Senhor me dê Sua graça, a fim de expor com clareza as mensagens que os santos querem ouvir; que eu seja compenetrado em mostrar a verdade à luz de toda Escritura. Os verdadeiros crentes querem beber da agua cristalina e alimentar do pão que nutre bem suas almas.

Nenhum comentário: