terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

NÃO VERÁ A VIDA (10)


                          
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (JOÃO 3:36)
A TRISTE SENTENÇA – “...não verá a vida...”
        No texto vemos claramente o quanto a situação do homem no pecado é desesperadora, porque é uma declaração definida de Deus: “Não verá a vida”. Os homens acham que são fortes, inteligentes e felizes neste mundo, longe de Deus, mas a verdade é que eles não sabem nada das mais preciosas e eternas riquezas que envolvem a vida de um crente; eles estão longe, completamente distantes da realidade que envolve a vida que há no Filho. Posso assegurar que sem a vida eles não terão conhecimento de Deus e da glória de Deus por meio de Cristo. Afinal estão fora de Cristo, assim como um galho que foi arrancado de uma árvore e que resseca por falta do verdor da seiva que antes recebia do tronco. As maravilhas de Deus estão ocultas no Filho, assim fora Dele o que se espera do pobre homem morto em seus pecados?
        Também, a ausência da vida faz com que eles jamais terão capacidade de saber quem são os verdadeiros inimigos. Para os homens no pecado Deus é o real inimigo deles, por isso estão sempre armados e se ocultando das verdades reveladas. Visto que os inimigos se ocultam nas trevas, eis que eles não percebem as ciladas nem os perigos postos no caminho pelo homicida (João 8:44). A ligação que os não salvos têm com os poderes das trevas é profunda e dinâmica. Para eles a mentira é o prato delicioso que hão de comer diariamente, em especial aquela comida recheada com palavras bonitas, que eles acham que elas vêm de Deus.
        Eles são guiados por caminhos perigosos, mas eles não enxergam que estão marcados para serem lançados no abismo a qualquer momento. A voz da serpente ainda é e será sempre bem ouvida; eles acham que a voz do pai da mentira é a voz do próprio Deus. Nosso Senhor disse aos judeus que, porque Ele falava a verdade, eles não criam Nele (João 8:45). A vida em Adão é a vida mais preciosa que existe para quem não tem a vida que há no filho; aqui é o céu deles, o paraíso que eles tanto querem curtir e estão prontos até mesmo a morrer para que tudo aqui seja um palco de paz com o pecado. O que espera para eles? Enquanto buscam um caminho confortável e paradisíaco num mundo que está sob a ira de Deus, eles não veem que os suaves terroristas invisíveis serão vistos quando seus olhos forem abertos no inferno. Assim jamais eles terão capacidade de saber que se disfarçam na escuridão.
        Sem a vida que está no Filho, eles jamais conhecerão o amor de Cristo nos santos e o poder libertador da graça. Para os ímpios vida cristão é escravidão; para eles liberdade é descida, enquanto para os crentes liberdade é subida. Enquanto os salvos sobem rumo ao céu, homens e mulheres sem vida descem a ladeira, cujo final é o abismo. Uma vez que a vida é aqui mesmo, então tudo o que envolve felicidade, consiste naquilo que eles veem e sentem. Há uma felicidade humanista aqui e quanto mais o mundo entra nas profundezas do pecado, mais interesses os homens sentem pela simpatia entre os homens. Eles não toleram o amor de Deus em Cristo, porque não suportam o confronto com a verdade; eles odeiam a liberdade dos filhos de Deus, porque tal liberdade não os impele ao pecado, mas sim à santidade. Os homens destituídos da vida que há no Filho de Deus procuram às vezes imitar o cristianismo, mas o objetivo deles é derrubar os santos e apagar o testemunho deles. Sempre fizeram isso na história e agora fazem muito mais.
        Ó! Que maravilha quando vemos uma alma querendo conhecer o Senhor! É sinal de que Deus já tirou alguém da morte para a vida. É o primeiro ato na salvação – dar vida. Quando isso ocorre, eis que todo ser do homem funcionará na busca pela verdade e sua face brilhará de alegria ao ouvir pela fé o doce chamado do Salvador: “Vinde a mim!”.

Nenhum comentário: