quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O TESTEMUNHO DO SALVO NESTA VIDA (1)



                         
“Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pararei os meus votos ao Senhor, agora, na presença do Senhor. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. (Salmo 116:10-16)
INTRODUÇÃO:      
        Caros leitores que amam a palavra de Deus, já pude passar com vocês por dois ensinos básicos transmitidos por Deus nesse incrível Salmo. Não esqueçamos que esse é o Salmo que mostra a experiência do homem com Deus na salvação de sua alma. Aliás, o livro dos Salmos está cheio de doutrinas, orações, testemunhos e de esperanças. Esse livro tão amado pelos santos em todos os tempos é cheio de inesgotáveis riquezas que podem fortalecer nossa fé e mostrar aos pecadores o quanto Deus os convida à sua salvação.
        Nesse Salmo estamos perante um verdadeiro crente; estamos perante alguém que conheceu seus pecados e abriu sua boca para invocar o Nome do Senhor para ser salvo. O texto agora nos levará à outra situação, e tudo começa no verso 9: “Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes”. É à luz desse verso que posso entender a mensagem transmitida nos próximos versos. Todos os verdadeiros crentes experimentam o fato que após a sua salvação a vida cristã neste mundo não é um doce viver, não é como se estivesse entrando num shopping de prazeres. Falo com tristeza no meu coração que vejo o evangelho de hoje tão afastado da pureza da mensagem pregada pelos servos de Deus no passado. A mensagem anunciada hoje está recheada de promessas de uma vida melhor; ela não passa de autoajuda, carregada de psicologia e das manobras dos homens.
        Mas quando abrimos o Salmo 116 eis que vemos um cenário diferente. Vemos um homem que achou a doce salvação, porque invocou o nome do Senhor. Agora ele é um crente; agora o cenário que ele tem à frente é totalmente diferente. Agora a luz que vem da cruz ilumina tudo à frente, desmancha toda ilusão que vem dessa aparência. O evangelho bíblico traz o homem à realidade das coisas; fá-lo ver os fatos conforme o ensino da palavra de Deus. O homem verdadeiramente salvo passa a andar na sobriedade e descobre que no pecado fora enganado e jogado a viver de sonhos e vaidades que o pecado oferece. Mas agora ele pisa o terreno da fé cristã; agora ele passa a andar em sobriedade; ele sabe que a glória celestial virá e sente alegria nessa esperança. Mas aqui ele põe seus pés neste mundo perigoso e logo descobre que o mundo é esquadrão da morte que vem ao seu encontro. São essas verdades que o salmista descobre no Salmo 116.
        Ora, nós precisamos ver essas verdades em nossas vidas; precisamos sentir, como que os beliscões que vem da verdade; precisamos sair desse mundo carregado de um espírito de apatia e sonolência espiritual, a fim de encarar a caminhada que temos rumo ao céu. Falo isso porque sei o quanto o mundo religioso tem batido às portas do coração de muitos crentes. O mundo moderno propaga uma vida “espiritual” que parece mais agradável e mais confortável do que aquele viver dos piedosos santos de Deus do passado. O mundo chamado “evangélico” quer sentir-se que é mais espiritual e mais atraente do que a vida cristã que encara com seriedade a vida de oração, de meditação e leitura bíblica; a vida santa, que combate contra a carne, o diabo e mundo diariamente.
        Mas o Salmo 116 desfaz tudo isso e nos mostra com clareza que não somos mais daqui e que nossa tarefa em andar para o lar não é fácil, mas que temos o Senhor à frente, o qual nos chama ao combate até o final da nossa jornada. Que o Senhor nos abençoe grandemente nessa aventura em compreender essa verdade que nos foi revelada.

Nenhum comentário: