segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (5)





“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
DESEJO POR UMA NOVA VIDA (vs. 10)
                                               DENUNCIA SATANÁS
        Em sua petição por uma vida santa, Davi, não somente denuncia o pecado como também denuncia satanás. Enquanto Deus abre os olhos da alma, satanás com esperteza cruel cega a alma. Quando Davi passou a alimentar os desejos dos olhos, eis que imediatamente satanás lhe atacou e lhe cercou de um ambiente egoísta e perverso. Se os crentes não acordarem para um viver de humilde subordinação a Deus, por meio da palavra, eles simplesmente estarão destrancando a porta para o maligno entrar com suas habilidades para usá-los no mal. Enquanto os homens estão no pecado, eis que satanás se apresenta como um amigo inigualável, pronto para cercar-lhes com promessas mil. No pecado não há amigo melhor do que o diabo, porque ele sabe guiar os homens naquilo que a natureza pecaminosa pede diariamente.
        Somente uma clara percepção, vinda da palavra de Deus no coração pode fazer o homem compreender o que está acontecendo por detrás de toda essa bela aparência. A alma cegada por um coração endurecido entenderá que a vida é bela demais; que não há lugar melhor do que o mundo; que tudo ao derredor estimula liberdade de viver e que não há qualquer perigo por perto. Quando conhecemos a bíblia, nossos olhos espirituais ganham uma dimensão espetacular, porque toda mentira, engano e vaidade começam a ruir como as muralhas de Jericó. Sem essa percepção bíblia satanás faz sua festa com homens caídos e ignorantes. Paulo afirmou que não desconhecia os ardis do diabo; ele percebia as táticas usadas por ele para levar os servos de Deus à queda. Ele não tem medo de religiosos, de emoções espirituais, de gritos e de outras atividades da carne, assim como os leões não são intimidados quando estão defendendo seu território e filhotes. Satanás, sendo o pai da mentira há de temer a verdade em corações submissos e tementes a Deus. A melhor maneira de denunciar o inimigo é a santa invocação da alma perante Deus, como ocorreu com Davi.
                                       DENUNCIA O MUNDO
        Onde está o pecado, eis que o mundo está ao derredor, cercando a alma e seduzindo corações incautos. Quando Ló se separou do seu tio Abraão, eis que o mundo de Sodoma e Gomorra foi puxando toda sua família com seus laços fortes feitas de paixões. Quando Davi caiu com aquela mulher, ele não percebeu que havia feito um pacto com o mundo; ele se tornou um súdito do príncipe do mundo e sócio dos perversos. A sua queda lhe empurrou para longe do Santo de Israel e lhe colocou no meio do paganismo tão odiado e amaldiçoado por Deus. Em sua confissão ele se voltou contra o mundo; ele olhou esse sistema odiador de Deus e passou a odiá-lo de todo coração.
        Tenho percebido como os laços deste mundo facilmente arrastam crentes para distante do Senhor. Tenho visto como paulatinamente crentes vão perdendo o interesse pela bíblia, pela comunhão cristã e pela oração, porque vão aceitando as propostas mundanas. Muitos que se envolvem com o mundo e abandonam o convívio santo com Deus e com o povo de Deus, fazem isso porque jamais foram realmente salvos; jamais conheceram o novo nascimento. Por essa razão voltam para o mundo, porque já eram de lá. No íntimo fazem parte desse Egito mundano e não querem prosseguir na jornada para o céu com o povo de Deus. Mas com os genuínos crentes acontece que eles logo retornam. Muitos recebem boas varadas da disciplina de Deus e logo reconhecem. Os verdadeiros santos são aqueles que amam o Senhor e querem o gozo dessa comunhão pura e santa e do caminho estreito rumo ao lar celestial.
       

Nenhum comentário: