terça-feira, 8 de agosto de 2017

PROMESSA DE SALVAÇÃO A TODOS (5)



                            
“Porque, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13)
A CONDIÇÃO DA PROMESSA: “...que invocar o Nome...”
        O próprio termo “invocar” mostra que ocorreu uma mudança no coração do pecador. Como pode um homem invocar o nome do Senhor para ser salvo? Quem é o homem que por natureza deseja isso? Os homens no pecado tem uma natureza idólatra, sendo assim hão de invocar seus ídolos. A história bíblica nos mostra que mesmo um povo como Israel que testemunhou os grandes feitos de Deus na história e que recebeu as instruções da lei, mesmo assim rebelou-se contra Deus para correr à busca de seus ídolos. A história dos homens é de horror em invocar os demônios e render-lhe glórias. O relato inequívoco disso está em Romanos 1, porque ali Deus mostra que mesmo diante de tantas manifestações de bondade do Senhor na criação, o mundo inteiro se dispôs a recusar dar glórias a Deus e revoltar-se contra sua justiça.
        Sendo assim precisamos reconhecer que precisa haver milagre da parte de Deus no homem, a fim de que este possa humildemente abrir sua boca e invocar sua salvação. Mas Deus é o Deus de milagres; ele é o único que, por meio de sua graça opera esse maravilhoso feito na vida de homens e mulheres no mundo inteiro. Para buscar a salvação somente em Deus, primeiramente exige humilhação. A natureza pecaminosa do homem é tremendamente arrogante e independente de Deus. Os homens podem mostrar que são humildes em relação aos homens, naquilo que aqui necessitam. Para invocar seus mediadores espirituais eles parecem ser humildes, como um leão derrotado se submete ao leão vencedor.
        Mas no concerne a Deus, certamente precisa haver algo extraordinário ocorrendo em suas vidas. É a graça que vence o orgulho; é o Espírito Santo usando sua palavra quem arranca o poder do pecado no coração e dar aos pecadores o reconhecimento de sua culpa perante Deus. O milagre é tal que os homens espiritualmente cegos passam a ver; que espiritualmente imobilizados como paralíticos passam a andar e correr para Deus; que espiritualmente surdos passam a ouvir seu doce vinde a mim; que espiritualmente algemados e presos no pecado, podem agora estender suas mãos para o serviço. O pecado é somente escuridão na mente, mas na invocação significa que agora tudo brilha no tocante à verdade bíblica; as emoções, antes conturbadas e lesadas, agora passam a ser controladas pelas verdades do amor de Deus em Cristo.
        A mensagem moderna tende a passar por cima dessas solenes e sublimes verdades, de que da parte do homem deve haver humilhação. Na invocação significa que homens e mulheres passam a ver sua condição desesperadora diante de Deus. O que acontece é que eles passam a ter a verdadeira fome de justiça; passam a ter a verdadeira sede da agua da vida, por essa razão querem aquele que pode lhes conceder essas bênçãos eternas jamais achadas aqui. Assim como a mulher samaritana eles podem pedir: “Dá-me dessa agua para nunca mais ter sede”.
        Outro fato de grande significado é que Deus jamais conversou com um pecador para a salvação, sem que a alma se humilhasse. Sua ordem é que todos se humilhem perante ele; sua promessa é que ele está perto de todos os que o invocam em verdade. A promessa dele aos homens é que ele jamais há de desprezar um coração contrito e quebrantado. Em suma o Deus que salva é o Deus de homens e mulheres que de todo coração invoca ao Deus que salva perdidos. Não é para invocar pedindo o que sua natureza carnal deseja; não é uma invocação mobilizada por emoções instantâneas. Homens e mulheres correm de coração para Deus quando ouvem a verdade; quando ficam sabendo do estado desesperador de suas almas. Correm para Deus como um enfermo busca o médico; como mendigos que desejam mitigar sua fome. Foi sempre assim a forma que Deus lidou com os homens e ele jamais há de mudar. O Senhor e salvador é o mesmo, ontem, hoje e será para sempre.

Nenhum comentário: