quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (8)





“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
DESEJO POR COMUNHÃO (vs. 11).
        Também, as palavras de Davi mostram o quanto uma arrependida quer ter comunhão com Deus, quer andar com Deus neste mundo. É impossível para alguém ter um desejo desse, sem que conquiste essa mais fascinante bênção. Deus se manifestou aos homens através do seu Filho, porque quer andar com os homens aqui e na eternidade; quer seu o Deus de elementos diferenciados pela graça. O Senhor Jesus nunca lança fora uma alma com esse ardente desejo. Foi com esse abundante feito da graça salvadora que Enoque andou com Deus neste mundo, até que Deus o tomou para si. Foi assim que Deus se apresentou a Abraão, a fim de tirá-lo do pecado e tornar-se o seu Deus para sempre, fazendo dele o amigo de Deus. Enquanto o Senhor estiver sendo o salvador dos pecadores, estejamos certos que ele jamais dirá “não” para uma alma sedenta e faminta da justiça de Deus.
        Davi estava certo dessa verdade, e foi por isso que ele se lançou à busca do Senhor. Ele fala no texto: “...Não me repulses da tua presença...”. A palavra “repulses” literalmente dá a ideia de “lançar fora do navio”. Foi assim que ocorreu com o navio onde Paulo estava com outros prisioneiros (Atos 27). O que eles fizeram quando perceberam que havia perigo de naufrágio foi lançar fora tudo o que era menos valioso do que as vidas. É isso o que Davi está querendo dizer: “Não me lances fora do navio; não me trates como algo imprestável, não obstante eu ser assim”. Os homens soberbos no viver jamais pensarão assim a seu respeito, porque o pecado lhes enche de um espírito arrogante e prepotente. Eles vivem no pecado e avançam para continuar assim, como se nada tivesse acontecido. Eles nem sequer percebem que a qualquer momento serão atirados no abismo, tratados como indignos, lixos e escórias.
        Além disso, as palavras de Davi mostra o quanto ele queria ser habitação permanente do Espírito Santo: “...nem me retires do teu Santo Espírito”. Davi era um homem crente, e mostrou ser de fato humilde diante de Deus. Seu pecado fê-lo entrar em desespero e até mesmo pensar que Deus o entregou ao pecado; que o Espírito Santo saiu dele e que agora estaria sozinho. Sua petição mostrou o quanto se agonizava com isso. Ele queria andar com Deus. O nome de “rei de Israel” não era mais importante do que a presença santa do Senhor com ele e nele; riquezas, glórias, nome e fama, etc. nada disso tinha qualquer valor para aquele homem de Deus. Ele não queria estar sozinho nesta vida, porque se isso ocorresse ele estaria perdido diante das terríveis tentações. A presença do Senhor em seu coração seria a garantia que não tombaria mais; que andaria humilde, na santa dependência de Deus e que assim jamais traria desonras para o bendito nome do Senhor.
        Os homens precisam saber que no pecado todo seu ser é consagrado ao pecado. Os homens precisam estar cientes e conscientes que são escravos do pecado, quer sejam grandes ou pequenos. Neste mundo não há como viver sem servir ao mal; não há como ter poder para andar sozinho e vaguear independente. Sem Deus o homem é como animal de carga; funciona como bois com canga, puxando uma pesada carroça. Os homens não percebem que existe um minuto sequer que possam viver livres do mal; que o poder do pecado, da carne, do mundo e do diabo é extremamente mais forte do que eles. Toda sabedoria, força física e qualquer habilidade, tudo é usado para as façanhas do pecado e na construção desse império de trevas mundano.
        O que fazer? Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus. Chegue a ele pecador, de todo coração! O Deus da bíblia tem prazer em falar com um alguém assim. Ele desce do seu trono de glória, a fim de mostrar seu favor gracioso e salvador ao perdido que clamar por sua salvação.

Nenhum comentário: