sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PROMESSA DE SALVAÇÃO A TODOS (3)




“Porque, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13)
O ALCANCE DA PROMESSA: “Todo...”
        Também essa salvação é direcionada às pessoas de qualquer raça. O pecado criou tanta perversidade neste mundo que os homens tendem a olhar a aparência. Mas não é assim com o Deus que salva os pecadores. Para ele todos os homens estão em pé de igualdade no pecado. Não importa se a cor é negra ou branca, isso não faz qualquer diferença. O Deus que salva um judeu, há de salvar também um etíope. O alvo do sangue vertido na cruz é purificar agora o coração contaminado pela imundície do pecado.
        Nós tendemos a olhar o homem por fora; nosso conceito de diferença é completamente oposto à forma como Deus olha o homem. Nós damos extremo valor ao que não é permanente, enquanto Deus olha o que dura para sempre. Samuel se dirige à casa de Jessé, a fim de ungir um dos filhos para ser o rei de Israel. Para quem ele olha? Ele vê chegando o forte e atraente Eliabe, porque acredita que deve ser esse musculoso guerreiro que Deus chamou para liderar seu povo. Mas o que Deus diz ao seu servo? “O homem vê a aparência, mas eu vejo o coração” (1Samuel 16). Ó, quão enganosos somos! Quão cruel é nosso coração! Os herdeiros do reino do céu não entrarão lá com esses corpos marcados pela infâmia do pecado: “carne e sangue não herdarão o reino de Deus”, é a afirmação de Paulo aos crentes de Corinto (1 Coríntios 15).
        Sendo assim, resta que nós preguemos com vigor a todos; que nossos olhos carnais sejam dominados pela visão clara e inequívoca do amor de Deus aos homens. A nossa diferença física aqui é totalmente deturpada, e não temos sabedoria para ver o quanto todos vão para o mesmo lugar; que o pó consome o forte, o fraco, o negro e o branco. Encaremos a lição que o salmista nos traz no Salmo 49, onde ele declara ali que a morte chega com uma terna pastora, a fim de selar o destino de qualquer um que ela for autorizada a levar daqui. A morte é capaz de nos ensinar humildade e sabedoria, se é que realmente queremos aprender. A salvação em Cristo faz com que homens negros e brancos, fortes e fracos, jovens e decrépitos, todos venham a invocar o nome do Senhor. O que tem sede clama por agua, porque a sede é igual a todos. Não tem uma agua especial para algumas pessoas que se consideram mais importantes.
        Também, olhemos o Salvador pendurado ali na cruz; olhemos suas palavras, porque ele foi ali tendo em vista justificar a muitos. Ele não fitou determinadas pessoas da raça; ele não mirou um grupo mais especial, mais atraente. Ele mirou pecadores e sua obra tem vista alcançar tais pecadores. Ele tem prazer em socorrer as almas aflitas e atribuladas; ele vai à busca daqueles que clamam por seu perdão e salvação. Se tiver pessoas negras que podem ouvir, podem chegar a ele de todo coração, porque serão bem-vindas nesse poderoso abraço da graça que salva. Quando o evangelho chegou a Antioquia da Pisídia, eis que os judeus arrogantes recusaram ouvir a mensagem direcionada primeiramente a eles. Mas qual foi a reação dos gentios? Eles se alegraram quando ouviram que podiam ser recebidos por Deus: “...e creram todos os que haviam sido destinados à vida eterna” (Atos 13:48).
        Não sei para quem estou falando agora. As palavras escritas me dão a desvantagem de não presenciar meu auditório. Mas que importa? Deus é poderoso para levar sua mensagem aos corações aflitos, não importa quem for. Ele há de lidar com o pecado agora, mesmo que haja pecadores carregadíssimos de iniquidades, cheios de culpa. O sangue de Cristo é suficiente para tratar com todos e tirar todos. O fator aparência um dia será desmanchado pela morte e na ressurreição os salvos serão iguais, semelhantes fisicamente a Cristo. Não é uma notícia maravilhosa? Não é uma mensagem que está acima de qualquer promessa deste mundo?

Nenhum comentário: