terça-feira, 1 de agosto de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (11 de 11)




“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA: “...força e formosura no seu santuário”.
        A salvação em Cristo é o único meio dado aos pecadores para conhecer a Deus. É por meio do sangue remidor que o acesso ao santuário é aberto aos pecadores; é na confissão e entrega a Cristo que os pecadores que a palavra de Deus passa a ser conhecida, devido à presença do Espírito Santo habitando no salvo. Além de conhecer sua glória e majestade, eis que pecadores, com espanto, passam a conhecer de perto o que realmente significa: “...força e formosura no seu santuário”. Não sejamos enganados pelo enredo religioso destes dias maus. O homem enganado vai de mal a pior e sempre procurando novidades na carne e no mundo, a fim de lidar com adoração a Deus. Sem o conhecimento bíblico do Senhor, resultando em temor no coração, eis que uma divindade pagã aparecerá iludindo corações e enchendo-o ainda mais de ilusão.
        Mas quando conhecemos que no santuário de Deus há “...força e formosura...”, eis que nossos cânticos passam a ser verdadeiras manifestações de adoração. Nesse lugar o soberbo não pode entrar; nesse ambiente não há lugar para a incredulidade perversa, porque o soberbo não suporta a manifestação atuante e poderosa da graça de Deus. Vemos isso quando o evangelho é pregado em sua força e beleza, porque ele funciona como a luz do sol que afugenta as trevas, por isso os orgulhosos logo se afastam, porque não tolera que a verdade chegue para revelar onde ele está se ocultando.
        Mas com a alma humilhada, eis que ele chega perto, assim como Moisés se aproximou da presença do Senhor na sarça ardente (Êxodo 2). É impossível apreciar a força e formosura de Deus sem que tenha seu coração derretido em temor. O que o Espírito de Deus quer nos ensinar? A primeira lição está tirada da palavra “força”, e ela afirma ali que o poder de Deus esmaga o velho homem, levando-o ao pó; que Deus, em nada precisa de qualquer ser humano; que ele é Deus autossuficiente; que é ele mesmo que com poder gracioso faz o pecador se aproximar, caso contrário será sempre mantido longe; que é com a força do seu amor que ele alcança o perdido, assim como tem acontecido no decorrer da história.
        A palavra traduzida “formosura” vem mostrar a graciosidade do Senhor; que na sua presença há favor; há seu “sim”, plena aceitação daqueles que são atraídos à sua presença para adorá-lo. Deus está mostrando como tão bela é sua graça; que quão formoso é Cristo! Na sua salvação não há ira; que o pecador que se aproxima tremendo, logo encontra seu pleno favor; que sua espada não será empunhada para esmagar o culpado, porque foi ele mesmo quem veio ao mundo, a fim de salvar o perdido.
        Somente uma alma arrogante pode ficar distante desse Deus. Lembremos bem que o caminho foi aberto; que qualquer pecador arrependido é aceito imediatamente; que o sangue do Filho foi vertido para purificador qualquer tamanho ou quantia de pecado; que somente assim o pecador pode realmente conhecer o Senhor e adorá-lo de coração por causa do seu imenso amor demonstrado aos perdidos.
       
       







Nenhum comentário: