segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ADORAÇÃO E SALVAÇÃO (9 de 10)




“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23)
O CAMINHO CERTO PARA A SALVAÇÃO: “...e ao que prepara o...”
        A bíblia deixa bem claro a todos nós que não há qualquer possibilidade de alguém ser salvo pelas suas obras. Os homens nada possuem de méritos perante Deus; nada pode oferecer a Deus em termos de sacrifícios que abram caminho rumo ao céu. Toda tentativa é vã e resultará em completo fracasso. Deus aponta o Salvador aos homens – seu Amado Filho: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). Porém, em toda Escritura vemos como Deus qualifica a fé que vai à busca da salvação. A fé salvadora não é estática; não é uma mera atividade mental, porque muitos sabem o caminho para a salvação, mas mostram que nenhum interesse têm em correr para o lugar certo, para confessar a Cristo como Senhor e Salvador (Romanos 10:9). Por isso digo e afirmo que todos quantos querem a salvação, certamente hão de “preparar o caminho”. A mulher adúltera de Lucas 7 tomou a direção certa quando entrou na casa de Simão, a fim de se atirar aos pés do Salvador e buscar dele perdão e paz.
        Noutras palavras, “preparar o caminho” significa que há arrependimento sincero, demonstrado por humilhação. O caminho para o Salvador e a salvação não é um caminho fácil; não é algo aceitável à natureza pervertida e soberba do homem caído em Adão. Pensar que o homem natural tem lá dentro uma centelha de fé que só precisa ser despertada é um pensamento perigoso e que lutar por isso resultará em desastres. Não tem um caminho tão amargo para a natureza pervertida do pecador, do que a direção rumo à cruz. Paulo diz que essa verdade é loucura para os que perecem. Outro detalhe de extrema importância é que a natureza adâmica do pecador procura se revestir continuamente da melhor veste de justiça própria. Não é nada fácil arrancar as vestes imundas de um pecador (Isaías 64:6), porque ele vai gritar ou vai fugir. Despir os pecadores dessa justiça tão suja e fétida para Deus é algo devastador para eles.
        Sendo assim, podemos entender que “preparar o caminho” é algo sobrenatural, vem de Deus mediante a atuação do Espírito Santo no coração do homem. Tenho falado do evangelho para muitos, mas percebo o quanto a tendência deles é buscar um esconderijo e encher seus argumentos com desculpas e mentiras. Nosso Senhor referiu-se a essas evasivas do homem em reação ao convite da salvação. Ele usou a parábola do banquete e do convite feito aos amigos. Qual foi a reação? “Casei e não posso ir”; outro “Comprei uma junta de bois”. Essas são alguns exemplos de milhares que recusam veementemente correr para ouvir a verdade. Eles têm tempo para descansar, para visitar amigos e parentes, para assistir seu jogo preferido, para outras atividades, mas estão sempre dizendo no íntimo “não, não quero, não gosto, não vou”.
        Vamos ver o aspecto positivo dessa verdade. Quero tomar a atitude de Rute a moabita (Rute 1). Ela simplesmente se preparou no coração para agir em obediência ao Deus de sua sogra Noemi. Ela “preparou o caminho”, porque avaliou bem em deixar seu povo, seus costumes, seus ídolos, seus queridos, a fim de conhecer o Deus de Noemi e viver com o povo judeu em Belém. Para isso deixou para traz tudo e morreu para tudo o que inútil. Rute “preparou seu caminho” e viu a salvação de Deus. Os que querem conhecer o Salvador bendito hão de avaliar bem; a fé implantada no peito por obra do Espírito Santo há de movê-los para frente; há de fazê-los morrer para o mundo, para tudo o que aqui morre, a fim de buscar aquilo que tem valor eterno. A fé que busca a salvação age assim porque a luz que emana da cruz move-a na direção certo. Também pode ouvir o chamado, o “vinde a mim” do Salvador e achar a maravilhosa e tão grande salvação.

Nenhum comentário: