quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A IGREJA DE DEUS (8)



                                     
“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA – SUA PROCEDÊNCIA:  “...igreja do Deus vivo...”
        Digo mais, que a palavra de Deus é o único instrumento de edificação da igreja. Assim como ovelhas vivem de pastos verdes, eis que os santos vivem da verdade revelada. À mesa da igreja só tem esse alimento e ela para os crentes é tudo o que eles precisam para serem fortalecidos e aptos para a jornada. A igreja não sobrevive daquilo que interessa ao mundo; seu maná vem do céu e é um desprezado pelo mundo. Tudo porque a igreja vem do céu; os que nasceram de novo são procedentes da vontade de Deus e não dos homens (João 1:13). O que Paulo diz em Efésios 1:13 é que tendo ouvido o evangelho da salvação eles foram salvos.
        Outras programações como músicas, festas, dramatizações, filmes, etc. tudo isso não passa de entretenimentos e pode ser agradável a muitos. Mas olhemos a história da igreja, porque ela jamais sobreviveu daquilo que vemos acontecendo nos cultos hoje. Os santos se alegram na verdade, vivem da verdade, adoram com a verdade e são fortes e encorajados com a verdade revelada. Enquanto o mundo vive da euforia do momento, a igreja de Deus age diferente, pois seu culto é racional e não emocional (Romanos 12:1). A luz da igreja vem da velha história da cruz, por isso os santos pensam nessa história; em seus cânticos eles ecoam essa mensagem de amor, porque é uma sinfonia para seus corações. É uma história de amor, porque brilha na cruz a doce história do Cordeiro amado. Essa luz está apagada para o falso evangelho moderno, porque sua luz vem deste mundo e da chama da nova era, e sua duração é momentânea, como acontece com faíscas que sobem da brasa e logo apagam.
        Mas é a luz do calvário que abre o cenário da eternidade passada, porque os santos só podem entender a história da eleição a partir da linda história do amor de Cristo na cruz. O brasume da ira de Deus que caiu sobre o Filho foi suficiente para arrebentar a parede de obstáculo à nossa compreensão dessa maravilhosa história do amor de Deus. Sem a cruz tudo é escuridão e sem qualquer ligação com o entendimento e as emoções. Sem a cruz os homens tentam ligar salvação com eleição e ficam ainda mais perdidos e afeiçoados aos homens. A igreja precisa desse marco histórico do tempo – redenção pelo sangue, a fim de que seja conduzida ao fato que foi escolhida em Cristo antes da fundação do mundo. Brilhe a glória da cruz e eis que toda nossa história de depravação, miséria, ofensa e perversidades fará com que os santos sejam humildes, entendendo o que realmente significa misericórdia.
        A história da redenção anula completamente toda e qualquer manifestação da soberba do velho homem. A igreja é uma companhia de discípulos que aprendem aos pés do Senhor (Deuteronômio 33:3). Por essa razão o culto dos santos será sempre motivo de escárnio para o mundo e a pregação será desprezada. O mundo tem medo desse ambiente, porque onde está a história da cruz, está também a glória de Cristo (2 Coríntios 4:4). A igreja representa a noiva do Senhor, por esse fato os que pertencem à grande meretriz odeia estar com o povo santo. Também, é a história da cruz que contagia a igreja a viver e andar. A luz do calvário brilha pelo caminho estreito, mostra a direção certa, revela os perigos e abre seus olhos para conhecer os mistérios da iniquidade, que envolvem este sistema enganador.
        Como me vejo incapaz de explicar essas coisas! Afinal, a igreja é do Senhor e não daqui. É privilégio ser participante dessa família do Senhor, sabendo que neste mundo só sofrimentos nos esperam. O mundo mostra a face do diabo e a igreja sabe disso, por essa razão espera com anseio entrar no céu para contemplar a face daquele que um dia mostrou seu amor e provou ser de fato um amor sacrificial tendo a morte de cruz.

Nenhum comentário: