sexta-feira, 26 de agosto de 2016

UM DEUS SATISFEITO? (2)




“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeitos; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaías 53:11)
INTRODUÇÃO:      
        Como podemos compreender que Deus pode ficar satisfeito? Se ele busca satisfação é porque obviamente não está satisfeito. Ora, a natureza de Deus ensina que sendo Deus ele está satisfeito nele mesmo. Deus não precisa de maior satisfação, porque tudo em Deus mostra que alegria, prazer, riquezas, bondade, etc. tudo isso está ligado perfeitamente à divindade. Nada há fora de Deus que possa entrar nele e fornecer mais alegria e mais satisfação do que ele mesmo tem. Se acrescentarmos um litro de água ao oceano, eis que ele ficará com um litro de água a mais. Mas não é o caso de Deus, porque nada pode encher a glória de Deus, mais do que já é completa.   
        A alegria e satisfação de Deus estão envolvidas em Deus mesmo e em nada dependem de quaisquer circunstâncias externas, justamente porque Ele é Deus. Deus jamais ficará mais alegre do que Ele já é em Sua glória, e Ele jamais ficará mais satisfeito do que Ele é Nele mesmo. Não há meio de esvaziar Deus de Sua glória e de Sua majestade. Isso nos ensina que qualquer satisfação que Deus busca, eis que ele encontra nele mesmo. Significa que a satisfação que Deus procura é porque há algo nele que precisa demonstrar o quanto ele é glorioso, grandioso e poderoso nele mesmo. O texto de Isaías 53 nos mostrará essa verdade, especialmente quando relacionamos isso a todo ensino das Escrituras acerca dos atos do Senhor em favor dos pecadores neste mundo.
        O que o texto de Isaías 53:11 que nos ensinar? O que podemos nós pobres e limitados pecadores podemos aprender acerca dessa satisfação de Deus? Antes de entrar no texto precisamos ver o quanto as obras de Deus são demonstrações do quanto sua satisfação é achada nele mesmo. Na criação vemos que em tudo o que ele havia feito ele achou satisfação quando está sempre repetindo: “E viu Deus que era bom”. Há satisfação em suas obras criadas, porque tudo o que é proveniente dele mostra o quanto é bom, útil e acima de tudo revela sua glória. Em cada obra da criação eis que Deus deixa bem marcado seu poder e também sua divindade. Isso significa que não há quem possa fazer igual. Não há quem possa aperfeiçoar o que já é perfeito. Alguém pode construir uma casa e deixar tão bela, que outro possa chegar e dizer que ela ficou perfeita. Mas não demora muito para que outro possa fazer uma casa ainda melhor do que aquela.
        Mas não é o caso da criação, porque em tudo ela mostra o quanto é inimitável. Vemos que Deus, em suas obras acha satisfação em seu poder criador; sua onipotência declara o quanto ele é, de fato onipotente e por essa razão suas obras lhe rendem louvores, conforme vemos nos salmos. Nós mesmos em nossos corpos somos provas claras do quanto Deus é glorioso; e fomos nós feitos assim como somos, para que pudéssemos ser envolvidos em adoração. Nossa alegria e satisfação só podem ser verdadeiras se acharmos satisfação em suas obras, a fim de que lhe rendemos louvores e graças. Conforme vemos em Romanos, a criação natural de Deus é motivo para uma santa alegria e adoração em toda terra. Se isso não estiver ocorrendo é porque homens e mulheres estão agindo como loucos, atrevidos e rebeldes num ambiente que pertence totalmente a Deus.
        Então, tudo foi feito não porque Deus precisa de satisfação, mas sim porque suas obras provam o quanto ele é deve ser admirado, honrado, amado, adorado e louvado por suas criaturas. A satisfação de Deus como criador foi achada em seu poder de criar, como de fato ele o fez.

Nenhum comentário: