terça-feira, 30 de agosto de 2016

A IGREJA DE DEUS (7)




“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA – SUA PROCEDÊNCIA:  “...igreja do Deus vivo...”
        Precisamos saber que a igreja pertence a Deus, a não ser que homens ergueram um grupo, a fim de cumprir seus propósitos nefandos; a não ser que o grupo reunido não passa de elementos vaidosos, religiosos na aparência e não no coração, assim como eram aqueles da sinagoga onde Jesus entrou, conforme o relato de Lucas 4:16-30. A não ser que a reunião constitui-se de idólatras e de mundanos. Paulo não está referindo à essas reuniões tão aceitáveis à carne e ao mundo. Paulo fala acerca de igrejas onde homens e mulheres se reúnem numa só fé, num só espírito, no amor do Espírito, a fim de adorarem a Deus; onde há liderança santa, de homens fieis à verdade e cheios do Espírito; onde o ambiente é cheio de temor, de reverência numa consciência de que Deus é fogo consumidor (Hebreus 12:29). O Senhor não está presente num ambiente onde não impera a verdade conforme as Escrituras; Deus não está presente onde a pregação do evangelho não é levada a sério, onde impera a soberba humana.
        A igreja é a joia do Senhor, é resultado da eleição, do amor sacrificial do Filho de Deus e da sua vocação mediante o evangelho. Nosso Senhor afirmou em Mateus 16:18 que ele mesmo iria edificar sua igreja. Ele estava declarando que Pedro não passava de uma pedrinha pequena, que ele mesmo, o Filho de Deus era a Rocha onde seria construída essa obra planejada desde a eternidade. Homens santos foram usados por Deus nessa grande construção, mas eles viviam cheios de temor, estavam conscientes de que não passavam de instrumentos transitórios, porque a obra era de Deus. Foi o Senhor da glória que desceu do céu sozinho; foi ele que amou seu povo e se entregou a si mesmo, a fim de conquistar essa esposa que ele mesmo santificou para si (Efésios 5:27). A igreja de Deus não é uma entidade do mundo; pelo contrário, ela sofre aqui enquanto marcha rumo à glória; ela é desprezada porque é marcada e selada para pertencer a Deus para sempre.
        O movimento evangélico moderno nem mesmo entende acerca da igreja, porque o que faz ultimamente é dar às mãos ao sistema ecumênico e sentir o cheiro das riquezas mundanas. Homens perversos estão à frente de igrejas desse tipo, porque o que manda ali é o desejo por prestígio, fama e prosperidades, provando o quanto esse movimento é mundano e satânico. Oh! Quanto devemos fugir desse sistema! Hoje vemos que poucas são as igrejas que amam a palavra e que de fato adoram a Deus conforme o sistema bíblico de adoração. O Senhor tem preservado aqueles que mantêm aceso o testemunho da verdade, num mundo abarrotado de mentiras religiosas. Enquanto avarentos e perversos constroem suas igrejas para seus objetivos tão malignos, eis que o Senhor Jesus está edificando a sua igreja; aqui e ali vemos a reunião de homens e mulheres santificados pela graça; em todas as nações homens e mulheres salvos proclamam a glória dessa tão grande salvação. Quem pode alguma coisa contra esse grande Construtor? Enquanto os mundanos pensam em quantidade, eis que ele trabalha poderosamente com qualidades. Enquanto o mundo se alegra com a multidão fascinada e emocionada pelas belas e contagiantes mentiras, eis que o Senhor opera com elementos salvos, e esses elementos fazem a diferença.
        Além de tudo, os verdadeiros pastores e servos fieis não estão à busca de fama, prestígio e honras dos homens. Aquele que edifica sua igreja para si, também se importa em cuidar de seus servos fieis. Cuidar da igreja não é um trabalho fácil, porque está lidando com o povo de Deus, por aqueles que o Senhor amou e há de amar eternamente. É um trabalho fascinante, mas ao mesmo tempo alvo da terrível perseguição do mundo e do diabo.

Nenhum comentário: