terça-feira, 16 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (15)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
O PROPÓSITO SANTO DO CHAMADO: “...tomai sobre vós o meu jugo”
        Quando Cristo chama os cansados e sobrecarregados, eis que o Senhor vem para ser mais do que um mero salvador, que dá uma salvação e diz: Tchau! Até breve! Cristo chama os pecadores a fim de associar-se com eles, para guiá-los, encorajá-los, torná-los triunfantes nessa jornada, até que ao final da carreira aqui. Notemos bem o texto, porque imediatamente ele ordena aos salvos: “Tomai sobre vós o meu jugo...”. Ele sabe o quanto os homens neste mundo vivem sob o jugo do pecado e o quanto são escravizados, enganados, iludidos e enfim, prontos para serem lançados no abismo. Nosso Senhor se ocupa com o bem-estar eterno das almas e sabe bem o quanto eles elas precisam de amparo, companhia, segurança e consolo num mundo tão cheio de mentiras.
        Então, necessário é que busquemos o entendimento dessas verdades para nosso viver. É para que os verdadeiros crentes saibam que não podem viver sem esse “jugo suave” do Senhor. Ele se manifestou para ser nosso guia fiel até à nossa morte; para ser nosso inseparável amigo, porque só ele mesmo sabe o que realmente carecemos e o quanto precisamos de sua direção. Se não tomarmos seu jugo, certamente o pecado tentará nos prender e destruir o verdadeiro sentido de liberdade. Eu sei o quanto muitos pensam que liberdade é andar sozinho; que Deus nos salvos e nos soltou para que andemos soltos como gazelas no campo, quando leões e hienas do inferno ameaçam nossas almas. A verdadeira liberdade consiste em que nós tenhamos sabedoria no andar; que tenhamos sabedoria, prudência e que sejamos obedientes sob o comando do sábio e santo Filho de Deus. É exatamente essa a lição que ele transmite no Salmo 32: “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento...”.
        Nós os crentes devemos estar conscientes de que não fomos salvos para viver na impressão de que somos livres, a fim de viver à luz da liberdade ensinada pelo mundo. O sistema democrático deste mundo está completamente equivocado acerca de liberdade. Fomos salvos para andarmos lado a lado com nosso Senhor e Salvador numa jornada desconhecida e por caminhos ermos e de extremos perigos. Quando a pessoa é salva ela naturalmente aceita as condições da graça em negar a si mesma, a fim de andar com Cristo. Por essa razão a linguagem do Senhor usando o termo “jugo” vem a calhar. Quando tomamos o jugo significa que teremos ao nosso lado alguém que se identificou conosco; que aceitaremos a sua liderança; que seremos humildes em aprender com ele; que desistiremos de nossos desejos egoístas; que não tentaremos enganá-lo, nem ficar para trás ou tomar a dianteira. Com o jugo estaremos aprisionados ao amor eterno do Senhor e em sua promessa de que ele jamais há de nos abandonar (Hebreus 13:5).
        Dirijo-me aos que são crentes, a fim de incentivá-los a essa atitude de humildade e santa disposição na alma. Cuidemos com essa salvação tão distanciada de um viver obediente ao lado daquele que na cruz provou seu amor pelo seu povo. O Senhor desceu do céu para se identificar conosco; para em tudo ser semelhante a nós; para carregar nossos fardos; para ser nosso consolador; para nos ensinar o caminho pelo qual devemos andar; para nos livrar de perigos sutis e de armadilhas que satanás coloca em nosso caminho. Precisamos de um povo assim em nossos dias tão cheios de mentiras; precisamos de um povo humilde, que está pronto a pisar o sólido terreno da graça e que se dispõe a viver totalmente para a glória do Senhor.

Nenhum comentário: