segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (10)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
OS QUE SÃO CHAMADOS: “...cansados e sobrecarregados...”
        Posso assegurar também que os cansados na alma sentem essa canseira porque conseguem vê que nada há de fruto aqui. Deus mostra este mundo como um lugar de contínua mesmice, e isso resulta em completa frustração para milhares de almas. Tudo aqui é usado hoje e acaba hoje. Toda alegria, prazer, festa, comida, etc. funciona como uma luz que brilha por pouco tempo, mas que não demora a ser apagada. Os cansados percebem isso e suas almas se enchem de tristeza e desânimo, pois à frente elas não sabem o que lhes espera. Tudo nesta vida se torna vazio e é motivo de desânimo. Almas abandonadas em seus pecados, sem esperança aqui muitas vezes acabam se entregando ao desespero e, enfim buscam no suicídio uma esperança de alívio.
        Afirmo também que nossos corpos mortais e pecaminosos são desesperadamente carregados de canseira, devido a humilhação causada pelo pecado. Todos os prazeres que fisicamente buscamos aqui em todos os aspectos, são ilusórios; realmente tudo o que parece motivo de felicidade é tentativa do pecado de encobrir a realidade. O que funcionam aqui realmente não é o prazer, mas sim a dor, a tristeza, a angústia, a solidão e o desespero e o medo. O que parece ser positivismo não passa de ser como casca de ovo. Tudo o que aos olhos dos homens parece fonte de felicidade pode ser arrancado facilmente por Deus, e muitos dos seus santos já experimentaram o quanto todo esse cenário de felicidade é realmente uma capa que encobre aquilo que perdura. Jó experimentou isso quando Deus arrancou dele de forma imediata toda essa cobertura que parecia aos seus olhos algo perdurável.
        Os cansados ficam sabendo na alma que habitam nesse invólucro de engano; que a qualquer momento as dores chegarão para ficar e que a morte anunciará o final da jornada aqui. A palavra de Deus posta o homem nesse terreno sólido da verdade e vem declarar que aqui tudo vai passar, que ele nada tem, que inimigos poderosamente mais fortes chegarão para prendê-lo e imobilizá-lo, a fim de levá-lo para a eternidade. As almas cansadas estão sim, cansadas desse peso insuportável da carga do pecado e da morte. Creio que foi esse despertamento que envolveu a vida de muitos neste mundo, porque foram chamados pela graça a um viver futuro que realmente satisfaz. Parece incrível, mas é exatamente isso o que acontece quando Deus chama homens e mulheres à salvação.
        Rute, a moabita agiu assim, pois sua visão dada por Deus permitiu que ela olhasse para traz, para seu povo pagão, para a felicidade ilusória achada ali, e sua atitude foi de confessar que não pertencia mais àquele antigo modo de viver. Para os parente e amigos Rute era uma louca, porque decidiu caminhar para um destino incerto. Mas aquela alma cansada achou repouso no Deus de Israel; ela viu o futuro certo, seguro e bem-aventurado no Deus de sua sogra; ela buscou percebeu à frente, pela fé que o Deus de Israel lhe daria tudo o que ela precisava aqui; ela simplesmente subiu nas asas da graça e partiu para a abençoada aventura e recebeu aqui o que buscou, além da vida eterna após à morte.
        Eis a razão do “vinde a mim” do Senhor dirigido aos cansados. Ele afirma que conhece suas ovelhas; ele assegura que nenhuma delas vai se perder; seu convite é uma ordem e não há qualquer poder humano, do diabo e do mundo que possa impedir que os cansados venham achar repouso eterno nesse santo e glorioso abrigo.

Nenhum comentário: