segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (14)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
O PROPÓSITO SANTO DO CHAMADO: “...tomai sobre vós o meu jugo”
        É agora a minha tarefa de explicar no texto o motivo por que Cristo chama os pecadores. Creio que esse texto, não somente é de fundamental importância para o viver dos salvos, como também vem explicar o quanto o evangelho moderno fracassa na apresentação da verdade, conforme nos foi entregue. O que acontece hoje é que milhares creem em Jesus, mas nada há em suas vidas que prova o quanto estão ligados ao Senhor nesta vida. O texto nos mostra o Senhor chamando os perdidos, a fim de andar com ele durante toda sua peregrinação terrena. Todo esse estilo de vida apresentado pelo Filho de Deus parece ser tão pesado e difícil, tudo porque a maior parte dos que se dizem crentes hoje quer um viver cristão confortável com o mundo e sem qualquer compromisso de andar sob a liderança de alguém.
        Mas vamos ao texto, porque o que vemos no chamado do Senhor é que ele mostra aos cansados e sobrecarregados que esse viver ao seu lado é estilo de vida feliz e de abundante vitória. É óbvio que, quem jamais sentiu seus fardos e o peso do pecado na vida, realmente desconhece esse chamado do Senhor. Mas nosso Senhor no texto deixa bem claro que qualquer pessoa neste mundo, pode ser de qualquer condição social e cultural está subjugada a alguém. Os homens neste mundo estão servindo ao pecado; eles não têm qualquer liberdade como pensam. Somente quando Deus desperta os pecadores é que eles percebem esses fatos em suas próprias vidas. Então, quando diz: “Tomai sobre vós o meu jugo...”, significa que não há possibilidade de andar sozinho nesta vida; que não há liberdade quando pensamos que somos livres para fazer o que quisermos. Quem pensa assim realmente tem uma visão distorcida e jamais conheceu o Deus da bíblia.
        Então, nosso Senhor quando chama os pecadores, eis que imediatamente ele ordena que tomem seu jugo: “Tomai sobre vós o meu jugo...”. Isso significa que houve uma troca; que a aliança com o mal foi desprezada e que agora a alma pertence exclusivamente a ele. Acontece que no pecado satanás escraviza e arrasta o pecador no mal até à sua morte. Milhares vivem assim neste mundo, sem Deus, sem esperança e sofrendo os horrores dessa escravidão. Milhares se arrastam sob essa tirania de satanás, como viviam os israelitas na fornalha de ferro do Egito. Quem pode livrar essas almas? Quem é o valente que pode chegar e arrancá-las dessa condição tão vil onde o pecado lhes atirou? Satanás está tentando mostrar ao mundo moderno o quanto ele tem capacidade para mudar a situação; o quanto podem manter os homens iludidos com suas habilidades religiosas. Mas não importa, o mundo é o mesmo, jamais mudou nem mudará, até que o Senhor da glória venha e chame os pecadores para si.
        Outro detalhe visto no próprio texto é quando nosso Senhor chama os cansados e sobrecarregados, eis que eles são os que tomam a iniciativa de tomar o santo jugo do Senhor sobre eles. Quando homens e mulheres vão a Cristo, eles imediatamente percebem quem é o Filho de Deus. Sua graça brilha perante a fé cristã; seu amor é experimentado pelos que creem, e não há pecador arrependido que não queira se aproximar desse doce, gentil e amável Senhor. Eis aí perante os homens alguém que é perfeito Homem; eis aí alguém que jamais conheceu pecado, mas que deixou o céu e veio aqui, a fim de ser nosso amigo, companheiro inseparável; ser alguém que nos conheceu e que há de nos conduzir por este mundo até nossa morte e entrada no lar de glória.

Nenhum comentário: