quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (18 de 18)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
O PROPÓSITO FINAL DO CHAMADO: “e achareis descanso para as vossas almas...”
         Finalizo hoje esse tema tão oportuno e precioso aos corações santificados. Os santos de Deus querem achar descanso e nosso descanso não está num dia especial da semana, conforme os judeus buscavam aos sábados. Os chamados por Cristo querem o descanso para suas almas, porque por fora seus corpos de humilhação vão gradativamente sendo desmanchados pelos efeitos da morte. Quanto mais os homens andam no pecado, eis que tudo vai se tornando insuportável neste mundo; a miséria vai se acumulando mais e mais no homem que anda sem Deus neste mundo. Mas agora vemos o que o Filho de Deus veio fazer e faz diariamente por aqueles que ele mesmo chama à salvação: “...e achareis descanso para as vossas almas”. Não é uma notícia preciosa?
         Vamos então transformar tudo isso num verdadeiro alimento eterno colocado à nossa disposição. Na salvação eis que o fardo do pecado é tirado e lançado sobre aquele que veio para destruir o poder do pecado. Cristo Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo, por isso a alma imediatamente sente-se leve para andar. O mundo pode lidar com as aparências, com os problemas psicológicos e providenciar meios para que os homens sintam descanso físico. Mas não pode lidar com as almas. Nosso Senhor veio para tirar o fardo terrível onde o pecado e a morte ajuntaram medo, angústia, pavor da morte, insegurança e perturbação.
         Ora, satanás muitas vezes dá a impressão de que realmente isso aconteceu, mas o que ele passa é apenas uma impressão de bem-estar. Não demora em que homens e mulheres percebam que as coisas não acontecem como eles esperavam. Já vi muitos sorrindo, achando que tinham achado alívio, mas logo descobriram que estavam no profundo poço do pecado. O fato é que não há religião alguma que possa sanar os males aglomerados na alma. Judas pensava que o dinheiro era a solução, mas não tardou para que ele mesmo percebesse sua loucura. Mas os salvos têm uma experiência completamente diferente, pois eles são chamados pelo próprio Filho de Deus: “Vinde a mim”. Não é algo do homem, e sabemos bem o quanto é decepcionante confiar no homem. Mas no tocante ao Senhor e salvador é tudo diferente, pois ele veio ao mundo para enfrentar sozinho o terror do pecado, e assim livrar homens e mulheres que vivem neste mundo debaixo desse insuportável fardo que tanto lhes oprime.
         Os crentes sabem disso e dão testemunho desse fato em suas próprias vidas. A liberdade que eles têm agora é para andar com Cristo, para serem dirigidos e guiados por ele mesmo. O jugo de Jesus é experimentado pelos verdadeiros crentes, como sendo suave e o fardo que ele dá é leve. Não vemos os crentes dominados pela lei dos homens; não vemos os crentes gemendo sob o peso de uma vida terrível. Eles andam com Cristo e assim tudo se torna maravilhoso e tudo é alegria à frente. Eles andam seguros, perdoados, libertos e cheios de coragem rumo ao céu. É claro que enfrentam as duras provações; é claro que eles são os alvos constantes dos ataques de satanás; é claro que eles sentem as lutas contra a carne, o diabo e mundo. Mas eles não estão sozinhos, pois o Senhor dá sua graça para andar. Daniel sentiu-se tão fraco, mas quando se viu incapacitado de erguer-se, logo foi tocado pelo Senhor e assim pode levantar para entender a visão (Daniel 10).
         E você caro irmão, entendeu essas verdades? Por fora, é claro que há o peso dessa habitação de barro, mas sua alma sente a leveza de poder andar com seu Senhor até aquele dia quando entrará na glória para sempre. Quantos são os que consideram aterrorizante andar com Cristo, porque preferem o mundo e as mentiras do diabo. O que parece ser leve para eles, na realidade é tudo engano do pecado, porque logo verão o terror perante seus olhos.

        











Nenhum comentário: