terça-feira, 2 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (6)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
OS QUE SÃO CHAMADOS: “...cansados e sobrecarregados...”
        Vemos com clareza no texto o quanto nosso Senhor revela o fato que a salvação é soberana; que aquilo que não podemos aqui entender no que tange a ingratidão, a dureza, a obstinação dos homens contra Deus é explicado na santa atuação da soberana vontade do Senhor. Que ele simplesmente vedou tudo para que este mundo jamais pudesse ver sequer um pouquinho da glória da divindade. Quando entendamos as coisas à luz dessa verdade que nos foi revelada, então nosso viver é completamente mudado. Será que o desespero pode tomar conta de nossos corações? Claro que sim, caso nossas vidas seguirem este sistema arrogante; caso nosso coração estiver marcado pela soberba do pecado no íntimo. Se isso estiver acontecendo é certo que seremos colocados fora dessa santa luz que para sempre brilhará.
        Mas eis que de repente nosso Senhor mostra que Deus abriu o cenário de sua glória para quem mesmo? Para os pequeninos. Em Mateus vemos que não está referindo à idade física, mas sim à condição infantil dos homens e mulheres perante Deus, quando se arrependem e se convertem a Cristo. Também vemos à luz do ensino de toda Escritura o quanto nosso Senhor Jesus é colocado como o “Primogênito entre muitos irmãos” e que ele mesmo chama seus irmãos de “meus pequeninos”. Eis aí como funciona o evangelho neste mundo. Eis aí o que Deus está fazendo no meio dos homens, que é ele mesmo quem chama quem ele realmente quer chamar para ser participante da sua glória.
        É o momento agora para entrar no assunto que o tema evoca: Chamados para andar com Cristo. Uma vez sabendo que o evangelho é atuante neste mundo; certos de que a decisão para a salvação não é dos homens, mas sim de um Deus soberano, o qual usa de compaixão com quem ele quiser usar, então é prazer conhecer esses chamados. Por essa razão tudo muda a partir do verso 28. Saímos do cenário que mostra a comunhão eterna existente entre o Pai e o Filho, a fim de vermos como funciona a obra salvadora neste mundo.
        O que o Senhor faz? Ele imediatamente mostra como atua a obra de salvação: “Vinde a mim...”. As palavras do Senhor revelam com que autoridade ele chama os pecadores neste mundo. Seu “vinde a mim” é a demonstração clara do poder existente nas palavras daquele que fez o céu e a terra. Tudo o que existe é resultado do “vinde a mim” do Senhor. O poder está na sua ordem; a força está na chamada dele. Foi isso o que aconteceu na primeira criação, quando nada existe e então o grande EU SOU ergueu sua voz e ordenou que tudo existisse: “Sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Ainda mais, tudo o que existe no universo funciona com sua palavra; tudo está em ordem, tudo acontece no céu e na terra por causa do poder triunfante da sua palavra (Hebreus 1:3).
        Foi assim quando ressuscitou Lázaro, pois o milagre que ali ocorreu foi a demonstração claríssima do absoluto poder daquele que do nada chama as coisas à existência (Romanos 4:17). Oh! Que maravilha quando da sua boca ele emite seu “vinde a mim!”. A esperança do evangelho reside nessas palavras. Podemos pregar, podemos gritar aos pecadores; podemos nos agonizar em face da situação dos mortos no pecado. Mas o fato é que quando ele ouve nossas súplicas, então ele desce do céu em santa compaixão nesse imenso cemitério, a fim de chamar pecadores da morte para a vida.

Nenhum comentário: