quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (12)



                       
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
O PROPÓSITO SALVADOR DO CHAMADO: “...Eu vos aliviarei...”
        De repente nos deparamos com uma lição esplêndida às almas atribuladas e desesperadas nesta vida. O que o Senhor e salvador promete aos cansados e sobrecarregados? “...eu vos aliviarei”. Que doce obra da salvação! Que promessa de amor às almas aflitas, as quais sofrem os terrores do pecado neste mundo maligno! Nosso Senhor não estende suas promessas em vão; não age ele como fazem os mercenários e falsos mestres. Ele é o Deus que não pode mentir e provou seu amor quando desceu da sua glória, a fim de tornar semelhante a nós pecadores, com exceção feita ao pecado. Ora, os homens neste mundo estão cercados aqui de mentiras, de promessas vãs e inúteis deste mundo. Satanás faz a população mundial rodopiar-se com seus turbilhões de mentiras, e assim os homens ficam acostumados com tudo isso, sem que tenham alguém em que podem depositar sua confiança.
        Mas, quando o Senhor dirige sua promessa aos pecadores, juntamente com sua promessa segue o poder da graça que abre os olhos dos homens, a fim de que almas aflitas e sofredoras possam realmente saber que aquele que prometeu jamais poderá mentir. Os que são chamados, jamais se sentirão iludidos; a fé enche seus corações de santa confiança; a fé abre os olhos da alma, a fim de que eles vejam o maravilhoso salvador; a fé assegura seus sentimentos da alegria de sentirem cercados da presença maravilhosa do Senhor em seus corações. Não há engano com Deus, os que creem não voltam decepcionados. Eles agem como sedentos que encontram muitas águas cristalinas; agem como famintos que encontram abundância de alimentos. Investiguemos os que foram a Cristo, e veremos sim que eles estão cheios de alegria, entusiasmo santo e avançam na certeza de que estão sendo guiados pelo Senhor nesta vida aqui.
        Por isso creio que vale a pena conhecer melhor aquele que fez a promessa: “...e eu vos aliviarei”. Primeiramente sabemos que ele amou seu povo escolhido, porquanto na eternidade o Pai escolheu esse povo e entregou cada um deles ao Filho. Em João 17 Jesus usa a expressão: “...os que me deste...”, quando conversa com o Pai em oração. Também, sendo Deus oniciente, nosso Senhor conhece cada um deles. Satanás é um aprendiz em sua ligação com este mundo. Mas nosso Senhor não está numa escola para aprender acerca dos seus escolhidos. Ele afirma que conhece os que lhe pertencem, e no tocante às suas ovelhas ele mesmo diz: “eu as conheço” (João 10:27). Não é uma lição maravilhosa? Nem a distância, nem o tempo afetam o conhecimento do Senhor. Eu habito com minha esposa, mas a cada dia passo a conhecê-la melhor.
        Mas não é o caso do Senhor, pois ele conhece perfeitamente a cada um dos seus escolhidos. Além disso, ele não precisa de meios de locomoção, a fim de descobrir onde estão os seus. O tempo não limita Deus, pois ele já conheceu os seus desde a eternidade. Até mesmo aqueles que ainda não nasceram já são conhecidos dele. Foi isso o que ele afirmou a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci...” (Jeremias 1:5). Então, quando o Senhor ordena: “vinde a mim”, eis que essa ordem ultrapassa o tempo, a distância e qualquer capacidade dos homens. Seu chamado põe no pó duzentos, trezentos, quatrocentos, mil, dois mil anos. As distâncias são surpreendentemente desmanchadas e os poderes das trevas e dos homens derruídos ante essa poderosa voz que age poderosamente na terra. Deus está chamando pecadores e nenhum deles deixará de ouvir seu poderoso e irresistível chamado.

Nenhum comentário: