terça-feira, 23 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (17)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
O PROPÓSITO FINAL DO CHAMADO: “e achareis descanso para as vossas almas...”
        Todos devem atentar bem para o que aparece no final. Logo no início afirmei que a passagem não está tratando do céu, mas sim do viver aqui. Então, esse final feliz esclarece essa verdade. O alvo de andar sob esse jugo suave é alcançar descanso para nossas almas. Deparamos com essa verdade que vem fuzilar de uma vez por todas essa onda do evangelho da prosperidade que marcha presunçosamente em nossos dias. Em nada o Senhor embutiu qualquer promessa de que os seus seriam tomados dessas “bênçãos” tão buscadas pelos mundanos, os quais abrem os braços na esperança que dos céus descerão riquezas incontáveis para os que buscam Deus.
        Por que nada daqui desta vida? A resposta está bem estampada perante nossos olhos e entendimento: “E achareis descanso para as vossas almas...”. O mundo busca exatamente o contrário daquilo que nosso Senhor prometeu. As palavras do Senhor encontram guarida nos corações e não nos anseios da carne. Nosso Senhor não se ocupa com o que é trivial, passageiro e tão danoso à alma. Ele nos conheceu e soube por experiência que o pecado é o tremendo peso sentido pela alma; o pecado enviuvou as almas de homens e mulheres; o pecado aprisionou a alma nessa cela carnal e causa tonelada de insuportável peso aos homens, por essa razão milhares correm daqui para ali à busca desse descanso jamais achada aqui.
        Notemos os homens no pecado, vejamos a desenfreada correria em busca de paz neste mundo. Na religião moderna vemos como eles querem descanso, mas um descanso a qualquer preço. Vemos que quando eles pensam que seus fardos foram tirados, não passa de ser engano, porque nunca se sentem aliviados; sempre estão empurrados pela consciência pesada; sempre estão mostrando que não passam de pobres seres, escravizados, chamados ao pesado serviço neste mundo. Deixados sozinhos, eis que eles logo começam sentir a angústia, o medo, a depressão, a miséria e a fragilidade para enfrentar a morte. Eles parece que agora estão flutuando numa atmosfera de prazer mundano, porque satanás está realizando seu magistral serviço, em mantê-los entretidos. O mundo agora parece mais um cenário de festas e entretenimentos em todas as áreas desta vida.
        Nosso Senhor chama os santos para que eles fiquem livres disso que parece ser real, mas que não passa de mentiras. Nosso Senhor quer encher os corações dos santos do verdadeiro conforto; quer que nossas almas encontrem descanso apenas nele; quer que conheçamos que somente em seu amor, em sua graça, em sua humildade e mansidão que homens caídos encontrem absoluto e real conforto. A miséria deste mundo deve ser posta longe dos santos; a desgraça que circunda a alma dos filhos das trevas, deve ser despachada para distante dos queridos do Senhor. Ele quer que entremos em sua companhia; que desfrutemos daquilo que ele mesmo experimentou; daquilo que ele mesmo conquistou como Homem perfeito.
        Ele deseja que os seus saibam a diferença entre o jugo do pecado e o jugo daquele que é manso e humilde de coração. Ele faz nítida diferença entre a companhia dele e a companhia de satanás com suas mentiras. Enquanto os homens fogem, os santos estão sentindo o conforto no íntimo; enquanto os homens tremem diante do fato que perigos eternais rondam suas almas, eis que os santos estão completamente livres desse peso, porque foram achados para serem participantes da glória do Salvador bendito.  

Nenhum comentário: