sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A IGREJA DE DEUS (5)




“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA – O SANTUÁRIO. “...a casa de Deus...”
        Sinceramente, não se fui bem exato ao mostrar o que Paulo quer nos ensinar acerca da igreja como sendo “a casa de Deus”. Que meu Senhor, nosso grande ensinador venha em sua misericórdia e aplique tal verdade em nossas vidas. Estamos mergulhados num mundo perigoso, e o espírito de toda sorte de mentiras religiosas tem tomado posse de tudo e de todos, a fim de prevalecer contra a verdade. É claro que qualquer um pode ser levado pela onda do mal e ficar afastado da verdade, sem perceber que está numa perigosa zona de mentiras. Estou convicto que se a igreja de Deus não estiver voltada para a pureza da verdade, conforme nos foi entregue, certamente a igreja será a casa do mundo e não de Deus; será a casa do diabo e não de Deus.
        Por essa razão devemos lutar incessantemente pela verdade; devemos ser zelosos pela verdade; devemos batalhar para que somente a verdade bíblica do evangelho seja a luz que envolverá nossos cultos, cânticos, pregação, comunhão e testemunho. Paulo exorta Timóteo a ser sóbrio nos dias maus, a ser cauteloso e pisar o terreno firme da verdade; para não ser levado pelas emoções tão prevalecentes em dias maus. Não devemos nós agir assim? Que fujamos de basear nosso cristianismo na aparência e nas experiências. Qualquer afastamento das verdades sólidas que nos foram entregues, mesmo que tudo mostre que há sucesso, não há dúvida que culminará em prejuízos terríveis para o ambiente dentro da igreja e também fora. Satanás não destrói uma igreja de uma vez, ele vai corroendo aos poucos, assim como age a traça.
        Normalmente, quando satanás está levando a igreja a ter um ambiente indiferente à verdade bíblica, eis que imediatamente é arrancada pela raiz a capacidade de julgar. Um amor humano e sem qualquer base bíblica entra para justificar os erros. Quando a igreja é a casa de Deus, então toda mentira é considerada blasfêmia; todo pecado é reconhecido como pecado e a própria glória de Deus entra para trazer todo mal à baila. Já pude experimentar num ambiente assim como até mesmo falsos pastores são tidos como homens de Deus e como o autêntico evangelho é visto como sendo demasiadamente radical. Quando a igreja deixa de ser a casa de Deus, ela imediatamente se torna “a casa do homem”, porque a mentalidade e as emoções humanas ocupam o lugar da razão. Por isso tudo será feito numa tentativa de agradar aos homens e não somente a Deus. Ora, se alguém chega a minha casa e quer trazer para meu ambiente algo que não posso tolerar, certamente ele saberá da minha parte que aquilo não será aceito ali. E na casa de Deus é diferente? Claro que não!
        Sendo assim, voltemos para essa verdade, porque cada crente em seu corpo é habitação de Deus. Então, quando há uma reunião dos santos na santa comunhão da fé, eis que aquele grupo é chamado de “a casa de Deus”. Que lugar de bênção! Que ambiente de temor e tremor! Que lugar onde tudo deve ser feito com decência e ordem! Que lugar onde a vontade do Senhor deve ser buscada com zelo! Não devemos nós ser ativos em saber o que cantamos, o que pensamos e como estamos realmente servindo? Ele não tolera nada que não seja a verdade; ele nada suporta, senão aquilo que condiz com sua santidade e com sua salvação. Se procedermos com insensatez, certamente ele apagará nossa lâmpada e satanás entrará para fazer com que tudo funcione segundo os gostos dos homens e não de Deus.
        Oh! Que o Senhor tenha compaixão de nós! Que ele trabalhe em nosso favor, a fim de que seu grande nome seja proclamado e exaltado por meio de um povo que se reúne em santidade, temor e firmado na verdade bíblica.

Nenhum comentário: