quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PERDIDOS NO PECADO (2)



                             
“Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas e entre os robustos somos como mortos” Isaías 59:10
A TRISTE ESCURIDÃO DO PECADO: “Apalpamos as paredes, como cegos; sim, como os que não têm olhos andamos apalpando...”
        Uma vez dada uma pequena introdução creio que podemos avançar no conhecimento do texto, conforme o que pudemos entender em seu contexto. O capítulo inteiro é Deus mostrando a condição do seu povo eleito e como serão achados na salvação mediante aquele que viria ao mundo. Tudo está em pleno acordo com aquilo que nosso Senhor diz em Lucas 19:10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”, bem como está acordo com aquilo que vemos em todas as manifestações de salvação, conforme a revelação bíblica e conforme a nossa própria experiência.
        Então, o verso acima nos revela o lugar de escuridão onde estão as almas e o comportamento delas. Outro detalhe é que os eleitos mesmo estão relatando os fatos, como se eles estivessem clamando, pedindo socorro: “Apalpamos as paredes...”. Notemos bem que qualquer ambiente em completa escuridão torna-se uma verdadeira prisão. Os pecadores são aqueles que realmente se encontram perdidos, se veem perdidos e sendo assim não têm como achar um lugar de escape. Os homens e mulheres que não veem sua perdição sem acharão no mundo mesmo um lugar de escape, porque a esperança deles não está em Deus, mas sim no próprio mundo. Mas não é o caso daqueles por quem Cristo morreu, porque pode passar anos e eles viverão assim, cercados, aprisionados na esperança de luz vinda de Deus aos seus corações.
        Muitos pensam que acharam luz e escape no dinheiro. Para os amantes das riquezas isso parece ser verdade, mas não para os perdidos. Zaqueu tinha riquezas, mas se sentia perdido e esperava chegar esse farol que iluminasse sua condição e lhe resgatasse das trevas para a luz (Lucas 19:1-10). Foi assim com Raabe que durante anos aguardou com ansiosa expectativa a chegada de mensageiros de Deus, a fim de que ela pudesse mostrar sua fé no Deus de Israel, como de fato aconteceu (Josué 2). Foi assim, também com aquela mulher adúltera, a qual viu a luz brilhando com a oportunidade de atirar-se aos pés do Senhor e buscar nele sua salvação (Lucas 7). Os perdidos por quem Cristo morreu são achados nessa condição tão triste, a fim de que eles conheçam seu salvador.
         Mas também, os perdidos estão sujeitos às manobras do diabo neste mundo, porque aqui jamais faltarão as estratégias do diabo, a fim de enganá-los, usando especialmente os falsos mestres. Os perdidos buscam luz e quando aparece algum lampejo de salvação, eles vão à busca. Muitos algumas vezes creem que acharam o lugar certo, mas logo percebem que foi caíram numa cilada. Saulo desde pequeno viveu num ambiente religioso e para ele era o lugar certo e era um devoto fiel aos ensinos e práticas do judaísmo, até que foi salvo e teve sua visão da alma aberta para conhecer seu salvador e Senhor.
        Assim, milhares carregam nas mãos uma tocha acesa, pensando que encontraram a verdade; muitos são despertados de repente e conseguem ver o quanto satanás tinha lhes prendido em alguma coisa boa, que parecia ser verdade, mas era uma perigosa armadilha. Quão maravilhoso, bondoso e paciente é o Senhor com seus eleitos! No dia do seu poder eis que o Senhor sabe perfeitamente o que faz para salvar seu povo e trazer a glória para ele mesmo. O grande autor da salvação jamais se enfraqueceu em sua arte de salvar homens e mulheres mediante a incrível força da sua graça.

Nenhum comentário: