quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CHAMADOS PARA ANDAR COM CRISTO (8)




“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30
OS QUE SÃO CHAMADOS: “...cansados e sobrecarregados...”
        Mas preciso agora definir bem o que nosso Senhor estava dizendo quando chamou os “cansados e sobrecarregados”. A linguagem do nosso Senhor no texto é mais um modo de mostrar que são aqueles por quem ele morreu. Em Lucas 19:10 ele diz que veio buscar e salvar o “perdido”. Em João 3:16 ele coloca todos os seus eleitos, judeus e gentios num grupo só e os intitula de “mundo”. Em Mateus ele chama esse povo de “meus pequeninos”. Em Isaías eles são chamados “toco”, o que resta de uma árvore derrubada. Enfim, essa é a linguagem do Senhor fazendo referência a todos que ele chama ao arrependimento.
        Aqui em Mateus 11:28 é nossa tarefa saber quem são essas almas “cansadas e sobrecarregadas”. Seu convite de imediato põe fora os que não estão nessa condição. É claro que estão fora os amantes deste mundo; todos os que acharam sua riqueza, seus prazeres e vida aqui mesmo. Aliás, tais almas nem sequer podem escutar o vinde a mim do Senhor, assim como os são não ouvem o médico chamando um enfermo para que seja examinada sua condição. A água viva jamais será aceita para quem não tem sede; o pão da vida será considerado vil e repugnante para os que não têm fome.
        Mas, quem são os cansados? A resposta tem que ser extraída da própria palavra de Deus e ela em nada está referindo à canseira física. Em Israel os judeus davam extremo valor à guarda do sábado, mas estavam enganados, porque achavam que o descanso físico era tudo o que precisavam. Nosso Senhor não está tratando daquilo que nosso corpo mortal e pecaminoso requer, mas sim da alma: “...e achareis descanso para vossas almas”. Sabemos que o pecado nos arrancou de Deus; nos empurrou para longe do seu grande e imensurável amor; nos lançou para longe da sua glória (Romanos 3:23). E qual é a nossa situação agora? Milhares são iludidos com o consolo, promessa e táticas religiosas do diabo neste mundo, porque ele sempre está declarando aos homens que a resposta está na parte física e psicológica do homem.
        Mas não é essa a resposta de Deus. O homem sem Deus é uma alma vazia; seu interior é como um terreno ressequido e tudo por dentro murcha e morre por falta de gotas abençoadas desses orvalhos que descem do céu. Nada desta vida pode adquirir essas coisas. As multidões lutam ferrenhamente pensando que encontram alegria, prazer, regozijo e vida aqui. Eles trabalham incansavelmente sob o engano de que têm ido à direção certa. Mas neste mundo tudo tem seu valor temporário: “...o mundo passa”. Tudo o que aqui parece ser vida apaga e morre em vinte e quatro horas. No dia seguinte os homens renovam suas forças físicas, a fim de buscar novas experiências e eles jamais saberão que estão trabalhando como animais de carga para o pai da mentira, até que a morte os tire daqui e os empurre no abismo eterno.
        Mas, a verdade é que os pecadores que Cristo chama estão cansados na alma. Mesmo com toda tentativa infernal do diabo em promover suas artes de engano, não demora muito para que tal canseira seja vista. Logo homens e mulheres se deparam com um viver deprimido, que não há qualquer razão de viver aqui e que seu destino é incerto e que por isso vivem inseguros. Também, os pecadores cansados percebem que não há esperança aqui, que os dias são os mesmos e que tudo aqui não passa de vaidade. Logo eles descobrem que não acham conforto na casa, nos amigos, na família, nos bens e noutros meios tão buscados por este sistema mundano e perverso. São essas as almas para as quais Cristo estende seu “Vinde a mim”.


Nenhum comentário: