segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PERDIDOS NO PECADO (9)



     
“Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas e entre os robustos somos como mortos” Isaías 59:10
A REAÇÃO DOS PERDIDOS: Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas;   
        Os perdidos nem sempre reagem positivamente à mensagem do evangelho, por essa razão vemos no texto acima a expressão: “Todos nós bramamos como ursos...”. Muitas vezes aparece imediatamente uma atitude de hostilidade contra a verdade; uma rejeição a um convite a um culto; uma proibição à esposa ou mesmo a um filho de ir à igreja. O que está acontecendo? É que no íntimo o homem velho está lutando contra a retidão de Cristo; no coração eis aí o velho homem não querendo deixar o caminho tortuoso nem abandonar sua zona de conforto na escuridão.
        Muitas vezes essa reação como se fosse o bramido de urso pode se tornar muito violenta, como tem acontecido nas experiências de muitos evangelistas e missionários. Na luta contra a verdade, eis que toda educação, gentileza e bons costumes caem por terra. Acontece que satanás também entra em ação. A perda de alguém em seu império de trevas lhe mobiliza a usar violência. Tenho tido experiência com pessoas que estavam procurando ajuda espiritual, mas quando elas se depararam com a verdade clara do evangelho, imediatamente sua reação foi hostil. Às vezes demora em que Deus venha atrair os perdidos para si; o Senhor tem seu tempo certo, a fim de que a glória seja tão somente dele. Não faz muitos quando recebi na igreja um senhor que me ouviu pregando no funeral de seu irmão. Naquela ocasião ele se interessou pelo evangelho, mas foi depois de pelo menos seis anos que ele veio me procurar para conhecer a verdade bíblica. A reação do diabo é assim, pois ele não quer perder ninguém em seu reino, por isso ele luta desesperadamente, a fim de manter alguém aprisionado em suas mentiras religiosas.
        A pregação do evangelho envolve mistérios, porque não estamos lidando com os homens confiantes na decisão deles; nem tampouco usamos de psicologia. O que fazemos é pregar o evangelho em sua pura verdade; entregamos a mensagem conforme o Senhor nos entregou: “...vos entreguei o que também recebi...” (1 Coríntios 15:3). A reação dos homens se será positiva ou negativa é algo que somente Deus sabe. Pode bem ser que por muito tempo não tenhamos nenhum sinal de convertido, porque muitas vezes parece que a pregação torna o solo dos corações ainda mais duros. Milhares por quem Jesus morreu estão mortos; milhares ainda não foram despertados, porque é o Senhor quem opera essa obra. Às vezes o Senhor derrama seu Espírito e milhares repentinamente se arrependem e voltam de coração para a palavra de Deus. O evangelho é cheio desse insondável mistério, porque é o Deus soberano quem age como ele bem quer agir.
        Mas o fato é que aguardamos grandes coisas do Senhor; o fato é que ele nos entregou uma mensagem a ser pregada; o fato é que ele tem milhares que serão salvos e que no poder dele cairão aos pés do Salvador. O fato é que neste mundo Deus está operando suas maravilhas no meio dos mortos. O fato é que o evangelho tem triunfado e vai triunfar no mundo inteiro. O Senhor não fechou a porta da graça, ela ainda está aberta. A arca da salvação tem lugar para perdidos. Que santa provisão! Que compaixão vinda do céu! Que amor glorioso! Homens e mulheres perdidos no pecado estão sendo atraídos pela graça, a fim de que venham a pertencer a Cristo para sempre! Não é uma história digna de nosso exame e apreciação? Podemos nós deixar essas novas de lado? Que longanimidade do Senhor! Que paciência daquele que um dia na cruz sofreu cem por cento de toda afronta dos eleitos, a fim de que eles fossem atraídos à sua eterna glória!

Nenhum comentário: