terça-feira, 26 de agosto de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (21 de 21)



Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A DEMONSTRAÇÃO DA PACIÊNCIA:
         Caro leitor, o longânimo Deus está demonstrando Sua força salvadora neste mundo e por meio do evangelho tem atraído milhares e milhares de pecadores do mundo inteiro para essa tão grande salvação. Essa é a principal lição que desponta nesse verso; essa é a razão porque Deus ainda não destruiu esse sistema satânico que se volta contra Deus e contra Sua verdade revelada.
         Mas quero encerrar essa abordagem mostrando o que o Espírito de Deus nos transmite no final do verso: “...senão que todos cheguem ao arrependimento”. Notemos bem que esse é o assunto mais negligenciado em nossos dias. Porém, o fato é que não podemos encarar a pregação bíblica, tanto por parte dos apóstolos e profetas como por parte do próprio Senhor Jesus, enquanto aqui pregava como uma mensagem que convocava homens e mulheres ao à humilhação do arrependimento. Falo isso com insistência, porque é exatamente nesse ponto que a meu ver reside a tremenda falha do evangelho moderno. Os homens e mulheres estão dispostos a tudo, até mesmo a enfrentar uma igreja evangélica e sentirem abençoados com belos ensinos teológicos, mas o fato é que eles simplesmente tendem a voltar atrás quando ouvem acerca do arrependimento. Ora, tenho presenciado isso continuamente no meu ministério, tenho visto que as pessoas querem sentir que estão abençoadas e assim estão aptas para seguirem qualquer líder e tudo aquilo que satisfaz seus interesses. Mas a verdade é que o ensino acerca do arrependimento é humilhante para a natureza carnal, porque a experiência que marca o encontro da alma com Deus.
         Mas quero retornar ao texto, porque Pedro afirma inspiradamente que o trabalho soberano do Senhor é levar os pecadores ao arrependimento. Por quê? A minha convicção é que somente no arrependimento é que as almas estão prontas para sua real e genuína conversão. Veja bem, não estou afirmando que as circunstâncias e experiências são iguais a todos, mas afirmo categoricamente que o arrependimento é essencial, caso contrário a alma fica entregue ao engano e à falsa paz. Então, preciso aqui deixar esse ensino claro, a fim de que meus leitores não fiquem confusos.
         1.      No arrependimento o pecador fica completamente só, ele e Deus. Assim ele percebe o quanto é frágil, uma ovelha desgarrada; que quebrou a lei de Deus e que grande é sua culpa. No arrependimento a alma percebe o quanto é escravizada em seus pecados; o quanto nada tem e que espiritualmente não passa de um mendigo. Também é no arrependimento que toda capa religiosa é lançada fora; que toda sujeira é vista e que carece tremendamente de purificação de seus pecados e iniquidades.
         2.      É no arrependimento que o Senhor revela Seu dom de salvar. É ali que Ele é conhecido realmente como Senhor e Salvador. É ali que cai por terra toda engano, superstição, falsa paz, confiança nos ídolos, etc. No arrependimento o pecador fica sabendo que não há outro e Cristo é fitado por um coração que realmente crê e por uma fé que jamais se desvia nem encara outro salvador.
         3.      É no arrependimento que a alma vê a perfeita provisão da cruz. É ali que o pecador reconhece o quanto foi culpado e o quanto merecia a condenação. Mas é no arrependimento que a alma vê com santa humildade que Deus enviou Seu puro e imaculado Cordeiro, a fim de ocupar o lugar de pecadores pervertidos e assim livrá-los de cair no fogo eterno.
         Então, caro leitor, toda longanimidade de Deus tem sido demonstrada no decorrer da história humana, a fim de salvar perdidos. Você agora é o alvo certo desse amor; você agora pode ter esse encontro maravilhoso, que faz do condenado um salvo para sempre!

Nenhum comentário: