sábado, 23 de agosto de 2014

SALVAÇÃO COMPLETA



Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8)
         Anelo que a verdade preciosa e eterna desse verso venha trazer alento, coragem e firmar a fé daqueles que amam e que querem conhecer as maravilhas eternas do evangelho da glória de Cristo. Enquanto o mundo corre atrás de espetáculos e querem ver sinais e maravilhas físicas, eis que posso tomar agora esse verso para mostrar as verdadeiras maravilhas vistas somente por aqueles que realmente creem. O cap. 10 de Mateus é precioso, porque nosso Senhor convoca Seus discípulos para que eles pudessem ir por todas as cidades, vilas e povoados de Israel, a fim de pregar o evangelho do Reino de Deus. Para aqueles homens que não tinham a mensagem do evangelho formulada, pois o Senhor ainda não havia morrido e ressuscitado, que mensagem deveria eles pregar? A mensagem era simples, não precisava de qualquer esboço, como Pedro obteve do Espírito de Deus em Atos 2. Eles deveriam anunciar a todo povo que a chegada do Messias era a manifestação do reino de Deus e provavam isso de que maneira? Curando os enfermos, limpando os leprosos, ressuscitando os mortos e expulsando os demônios. Venho mostrar aos meus leitores que o evangelho da glória de Cristo faz exatamente isso e de forma perfeita. Notemos como essas atividades externas estão mostrando as atividades do evangelho feitas no homem interior – o homem do coração. Por isso passo a analisar rapidamente uma por uma.
         1.      Curai os enfermos...”. Qual é a causa das enfermidades dos homens? Não é o pecado? O que nosso Senhor fez na cruz? Ah sim! Foi ali que o Cordeiro puro e sem mácula carregou sobre Si todas as nossas enfermidades (Isaías 53:4). Com qual objetivo? Será que foi para que nós não sofrêssemos aqui nenhuma dor e aflição? Não! Se fosse assim Ele teria tirado aquilo que fisicamente tanto afligia Paulo (2 Coríntios 12); se fosse assim Paulo não teria recomendado Timóteo a frequentemente tomar suco de uva, por causa de seu problema no estômago. A razão bem clara é que para os salvos não há qualquer enfermidade que lhes ameace lança-los no inferno. Outro detalhe é que as enfermidades mostram que os salvos esperam e aguardam um corpo perfeito quando houver a ressurreição dentre os mortos na vinda do Senhor (João 5:29).
         2.      “...limpai os leprosos...”. A lepra era comum naqueles dias e ameaçava dizimar a população. Mas claramente vemos em Levítico caps. 13 e 14 como essa enfermidade simboliza o pecado. Mas eis que foi na cruz que nosso Senhor levou sobre todos os nossos pecados e sofrendo em nosso lugar, a fim de que o povo salvo pudesse escapar da Ira de Deus e da condenação merecida.
         3.      “...ressuscitai os mortos...”. O que o pecado fez no homem? O matou, tirando-lhe a vida espiritual, de tal maneira que os homens no pecado não passam de seres naturais, sem qualquer chance de compreender as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14). Os homens em relação a Deus estão mortos (Efésios 2:2), são defuntos espirituais e neste mundo recebem energia do espírito que opera neles (Efésios 2:3).
         4.      “...expulsai os demônios...”. Ó quão triste é a condição do homem no pecado, pois seu corpo é uma casa aberta para a entrada e saída desses poderes infernais. Satanás tem amplo controle sobre o corpo de um homem não salvo. Mas quando o Espírito de Deus entra ali, imediatamente esses poderes das trevas desocupam o lugar que agora se torna o santuário do Espírito de Deus.
         Eis aí caro leitor, tudo é feito de forma perfeita pelo evangelho puro e santo. Então, quem pode fazer isso pela população? A resposta é clara no verso: “De graça recebestes, de graça daí”. Assim os que são chamados para pregar o evangelho, foram convocados porque o evangelho teve esse efeito eterno em suas vidas. Eles devem sair e pregar a todos!

Nenhum comentário: