sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DEFINIDA DECISÃO (10)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL: (continuação)
        
         Amigo leitor, nestes dias estou pregando a respeito desse verso tão revestido de preciosidades eternais, com a firme esperança de levar aos amigos atentos e cuidadosos a verdadeira história do evangelho. Então, meu amigo, encare a realidade desse verso com profunda humildade e coragem, examinando a sua vida, tendo a luz da palavra diante de seus olhos para que, no meio da escuridão deste mundo, você possa conhecer os mistérios da salvação, o qual Deus tem revelado em Sua bendita palavra, e que Ele entrega somente para quem Ele quiser.
         Na meditação anterior procurei entrar no segundo ponto da lição que esse verso traz, quando claramente pudemos ver que Deus apresenta o fato, de que cada homem é responsável em humilhar perante a verdade revelada. Vimos isso no próprio texto, onde Ele chama cada pecador para que pare e examine o perigoso caminho onde se encontra. Vimos como Deus coloca a Sua sabedoria com placas de avisos, por todas as partes, mostrando aos homens os perigos do caminho que aparentemente nada tem de errado. Não vou retroceder até a mensagem anterior, porque ainda tem mais lições neste ponto que ora estou abordando. Amigo leitor, a sabedoria de Deus está procurando mostrar ao perdido que há algo errado, mas, no pecado o homem nada consegue enxergar. Veja que é este caminho que fatalmente leva o homem à perdição, e a cada momento que passa apressa seus passos rumo ao abismo.
         Prezado leitor, nesse perigoso caminho em que está trilhando, o homem não está no conceito de ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Deus fez o homem diferente dos animais, com a capacidade de pensar, raciocinar, analisar, sentir, etc., mas eis que, no pecado nem sequer imagina que, comparando com os animais, estes estão em melhor situação. Deus não vai pedir conta de seres que não foram criados à imagem e semelhança Dele! Comparado aos homens, os animais são bem-aventurados. Eles morrem e tudo se acaba para eles, mas os homens não. Retrocedamos até a história de nossos primeiros pais - Adão e Eva. Eles desobedeceram e foram expulsos do Jardim, mas os animais não. Quão grande é a nossa culpa! Culpa que atingiu a criação de Deus, fazendo a perfeita criação ficar agora numa situação de gemido e agonia, como se estivesse com dores de parto. É a linguagem que Paulo descreve a situação da criação inteira que agora sente os efeitos do pecado por culpa do homem (Romanos 8:22).
         A criação inteira sofre sem culpa as conseqüências de nossa própria rebelião lá no Éden. Eis o que a criação aguarda: “alegrem-se o céu, regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Exulte o campo e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque diante do Senhor, porque Ele vem, vem julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e os povos consoante a Sua retidão.” (Salmo 96:11-13). A criação anela que Cristo volte e ponha um ponto final nessa jornada infeliz da criação de Deus, que o ser humano entregou nas mãos de Satanás.
         Mas, a mensagem do evangelho agora é para o perdido, a fim de que ele se converta a Cristo, o Salvador e Senhor, de todo coração. Ó que esta verdade sublime encontre algum coração completamente aberto para a luz da verdade salvadora!



Nenhum comentário: