segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PROTEGENDO OS OLHOS



Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade...” Salmo 119:37
        Tal pedido só pode ser feito por um coração santificado na graça e pela graça. É um pedido feito por alguém cujos olhos espirituais foram abertos e cujo coração foi regenerado para tornar-se nova criatura. Não se espera isso dos homens mundanos, porquanto é próprio do homem natural viver subordinado à vaidade.
        Notemos a admoestação de Paulo em Efésios 4:17: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos”. A palavra “vaidade” significa literalmente “esforço que não produz resultados”.
        Os crentes precisam saber que o mundo oferece vaidade, e tudo aquilo que anseiam as paixões dos olhos não passa de ser vaidade. Tudo aquilo que o mundo busca, adora, venera, busca apaixonadamente é tudo vaidade e em nada beneficia a alma. A esperança de Judas era ter a ambicionada riqueza em suas mãos, e quando pode tê-la, percebeu tardiamente que sua alma mostrou seu estado de plena vacuidade, superando assim toda paixão de seus olhos cheios de torpe ganância, levando-o ao suicídio.  
        Os homens deste mundo morrem pelas suas vaidades transformadas em idolatrias. Gastam não somente seus recursos como também suas emoções e pensamentos naquilo que não lhes trará absolutamente nada proveitoso. O mundo é assim. Satanás sabe como pegar os homens fisgando-os pelos olhos com seu poderoso anzol.
        Os crentes foram arrancados deste mundo pelo poder salvador da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Seus olhos foram abertos para ver o quanto viviam enganados e iludidos no pecado. O mundo tenta enlaçar os santos de Deus de forma sedutora com suas as vaidades apaixonantes. Como escapar?
        Temos como modelo a oração do salmista: “Desvia meus olhos, para que não vejam a vaidade”. Simples! O Salmista amava e buscava de coração o conhecimento de Deus por meio da Sua Palavra e o mais que conhecia ao seu Senhor; o mais que vislumbrava a santidade da lei de seu Deus; o mais que fascinava pela glória eterna, mais desprezava as vaidades deste mundo. Por isso sua petição foi: “Desvia os meus olhos, para que eu não veja a vaidade...”.
                Crentes em Cristo, realmente precisamos de protetor para nossos olhos, pois a vaidade deste mundo enfeitiça os olhos, obstrui a visão espiritual, dopa a mente e traz consigo uma falsificação espiritual. Busquemos a Palavra de Deus, Palavras tão desprezadas e abominadas hoje por aqueles que se intitulam “crentes”. Antes cresçamos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo cada dia por meio de uma vida dedicada à Palavra.

Nenhum comentário: