sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O MUNDO QUE DEUS AMOU (2)



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.
  Meu amigo, o Grande Deus se revelou através da Palavra, e é nesse Livro Santo que o Grande Deus mostra a natureza enganosa, vil e perniciosa do pecado. Meu amigo, o amor desse Deus foi revelado para o pecador caído. Foi onde abundou o pecado que superabundou a Sua Graça (Romanos 5:20). Ele provou seu amor sendo o homem bonzinho? Amigo? Religioso? Não! Ele provou seu amor sendo nós pecadores. Meu amigo, não há nada, absolutamente nada em mim, nem em você que mereça o favor de Deus. O ser humano é culpado, cem por cento culpado, não importa o número de pecados cometidos.
  A lei foi dada para quê? Para revelar a natureza maligna que está dentro do ser humano. Em Rom. 3:20 o Espírito Santo afirma que toda boca seja fechada e todo o mundo seja culpável diante de Deus. Meu amigo, o que há em ti e em mim que cause admiração a Deus? O que há de bondade no homem? O que está lá armazenado em nossos corações só causa nojo a Deus. É idolatria, é mentira, é palavras feias, desejos malignos, ofensas, vingança. Não! Eu não posso aqui revelar o que a Bíblia mostra a respeito do coração humano, porque o coração orgulhoso não quer ouvir que é depravado, vil e maligno.          Mas meu amigo, é importante aqui frisar que amor, graça e misericórdia são atributos de Deus que trabalham juntos. Mas qual é o objetivo desta mensagem? É para que o Espírito Santo, através de Sua palavra possa te humilhar, meu amigo. Levar-te ao pó. É para que o homem veja o seu estado doentio, com a praga do pecado tomando conta do seu ser. Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Somente sabendo de sua situação em completo desamparo, jogado no pecado, escravo de toda sorte de paixões, condenado ao inferno, sem possibilidade de chegar a Deus por si próprio, é que o pecador pode olhar para o Salvador Bendito.
  Meu amigo, por que não jogar fora todos os teus esforços? Eles são em vão. Joga fora as tuas tradições, os teus caminhos, os teus pensamentos, as tuas obras de caridade, os teus choros, as tuas orações. Tudo isso não passa de lixo. É tudo em vão diante Daquele que é Santo, Santo e Santo. Não há perdão fora do sangue vertido; não há justificação fora da obra feita na cruz. Foi necessário que Aquele que não conheceu pecado se fizesse pecado por nós. Quero lhe convidar a olhar para Cristo Jesus, o Cordeiro imaculado. Nele, somente Nele, há eterna e suficiente redenção para o pecador. Hoje mesmo poderás ser salvo se pela fé convidares a Jesus para Ele ser o teu Salvador.
  Caro leitor focalizemos juntos, nossa atenção para a primeira parte desse verso onde o Espírito Santo explica a origem da salvação de Deus. Já vimos um pouco a respeito do Seu amor, em providenciar um meio para resgatar o perdido. Mas creio que é importante ressaltar esse assunto de tanta proeminência, que é o amor de Deus. É o amor de Deus. Ele é o Deus de amor, e o homem só pode conhecer o amor se entender o amor de Deus. Meu amigo, tu só poderás ver o que é o amor de Deus quando entenderes que nós os homens estamos perdidos. No homem só há pecado; é totalmente depravado. E é quando o Espírito Santo lhe revela tal situação é que ele chega a compreender a grandeza desse amor que excede a todo entendimento.
  Meu amigo, vê que toda essa provisão eterna para a tua salvação vem do Alto. “Toda boa dádiva e todo o Dom perfeito vem do Alto”. Por que buscar aqui? Afinal, não paraste para pensar que tudo tu dependes de lá do Alto e Sublime trono. O Deus que pôs o sol numa distância bem medida a fim de brilhar sobre a tua cabeça; o Deus que fez as nuvens e as pôs no Alto segurando as águas nelas para despejá-las sob medida sobre a terra para te prover dos bens materiais; o Deus que sustenta a sua criação através do Seu poder; o Deus que fez com perfeição o teu corpo; sim o Criador dos seus e dá terra. O Deus que não se cansa nem se fatiga; o Deus Todo-Poderoso, foi esse Deus que providenciou, em seu amor, o meio de resgatar o perdido.
  Meu amigo, tu estás incapacitado para compreender as dimensões do amor de Deus, enquanto não submeteres humildemente ao Espírito Santo. O homem sem salvação está andando como um cego sem ver a realidade das coisas. Seus joelhos vão se curvar ante qualquer criatura para adorá-la, mas não renderá louvor e glória ao dono do céu e da terra; ao Autor da Salvação. Então, é lógico e claro que somente entenderás a realidade do amor de Deus, por meio do ministério operante e glorioso do Espírito Santo.

Nenhum comentário: