terça-feira, 26 de agosto de 2014

“QUE DEUS É O SEU DEUS?” (8)



 
Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido” (EXODO 32:1)
CONHECENDO QUEM É O SEU DEUS:
         Caro leitor, prossigamos em descobrir se é o verdadeiro Deus ou são deuses fabricados pelo enganoso coração que está dirigindo sua vida. Não esqueçamos que forças ocultas das trevas não param de trabalhar e de operar sentimentos religiosos, os que quais parecem ser verdadeiros. Cuidado, porque se a fé não estiver estribada na verdade revelada e sustentada num viver cheio de temor, certamente seu deus não é o Deus que se revelou nas Escrituras. Nunca, jamais devemos nos afastar da verdade revelada, mesmo que tudo pareça ser bonito, cheio de sentimentos bons e que o caminho é lindo à frente. O esperto pai da mentira é quem está operando esses sentimentos falsificados.
         Prossigo para afirmar que o seu deus não é o verdadeiro Deus ao despontar o caminho que somente a fé pode percorrer e voltar atrás. Conheci muitos que começaram bem, que pareciam estar animados e prontos para peregrinar rumo ao céu. Mas simplesmente pararam, avaliaram o preço e voltaram. Veja no livro de Rute a vida de Orfa. Ela parecia estar ao lado de Rute com as mesmas intenções de acompanhar Noemi. Parecia ter o firme propósito de deixar o seu país – Moabe e marchar rumo à Belém. Mas, na hora exata, quando olhou e avaliou o alto custo de deixar o seu país, seu povo e sua religião; quando examinou os desafios pela frente de enfrentar a fome, a pobreza e a solidão, eis que Orfa simplesmente recuou.
         Conheci pessoas assim, as quais pareciam que estavam turbinados na fé e prontos para enfrentar o mundo e o desafio da jornada pelo caminho estreito. De repente passou a febre da fé momentânea; de repente a lamparina apagou e o mundo pareceu melhor com suas doces e lindas promessas de uma vida mais fácil. O que aconteceu foi que o seu deus foi descoberto; seu deus era apenas um deus diferente, que queria algo mais leve e que pudesse atrair aquilo que favorecesse suas ambições carnais. Nada de carregar a cruz; nada de sofrer por causa do Nome; nada de oração e luta contra a carne; nada de discipulado e da disposição humilde de aprender aos pés do Senhor!
         Caro leitor, podemos voltar um pouco e tomar a vida da mulher de Jó. Enquanto a vida estava indo soprando as brisas da prosperidade; enquanto o céu estava sempre azul e o sol iluminava as bênçãos de Deus, eis aquela mulher se abrigava à sombra da fé do seu marido. Ela gostava de ser a dama de honra ao lado daquele que era considerado um príncipe no meio do povo. Ela podia afirmar que era crente e que confessava tudo o que seu marido fielmente cria. Mas assim que tudo foi rasgado por satanás; quando os vendavais chegaram para transformar tudo em desolação e sofrimento, mesmo que ela não foi atingida fisicamente pelos mesmos sofrimentos que atingiram Jó, eis que ali estava a mulher de Jó. De repente eis que tudo mudou e ela revelou o que era na perversa incredulidade tão oculta em seu coração: “...amaldiçoa teu Deus e morre”.
         Caro leitor, o deus daquela mulher logo mostrou sua face. Os ventos procelosos da adversidades vieram com força total para tirar sua máscara e mostrar o quanto era uma mulher incrédula e perversa. Muitos são assim, porque o padrão da verdadeira fé não pode ser admitido por um coração que não foi renovado pela graça. Muitos andam alguns kilômetros no caminho da graça, vão à igreja, oram, cantam e parecem fervorosos, mas não passam de fogo de palha. Por quê? Seu deus não é o Deus da Bíblia! Por essa razão considerarão o caminho dos santos um caminho terrivelmente difícil.
         Meu caro leitor, somente corações quebrantados podem conhecer o Deus dos quebrantados! Se sua alma está humilhada perante o Deus da Bíblia, pode estar certo que o Deus vivo é o Deus que se manifestou a você!

Nenhum comentário: