sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A VONTADE DO ONIPOTENTE




Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” 2 Pedro 3:9.
       
        Este verso é impressionantemente revelador! No contexto presenciamos a paciência de Deus diante de um mundo amadurecido para receber Seu castigo de forma merecida. Por que Ele não o faz logo? Por que os homens ímpios se amotinam em blasfêmia contra o Nome Santo e contra a dignidade da Sua Palavra, e mesmo assim o Senhor aparentemente nada faz?
        Eis que a resposta aparece nesse tão impressionante verso. Consideremos a frase: “...não querendo que nenhum pereça...” para que deparemos imediatamente com a Vontade Soberana. O verbo “querer” exibe a VONTADE SOBERANA.  A paciência ou longanimidade do Senhor é porque Ele está salvando o Seu povo. A vontade Soberana afirma que Ele não quer que nenhum deles pereça. Milhares estão perecendo, indo para o lugar de eterna punição, mas o cetro da longanimidade de Deus está estendido para quem mesmo? “... Para convosco...”. Com quem Deus está conversando? Ah sim! Ele fala com os que têm ouvidos para ouvir. Sempre foi assim.
        Deus está em Sua Soberana Vontade mostrando Seu triunfo sobre o mal em pleno território inimigo! Nessa Vontade tudo é usado para que seja cumprido Seu plano eterno, e assim Ele move tudo e todos para alcançar Seu objetivo em salvar mesmo que seja um só pecador.
        Em seguida vemos a demonstração daquilo que Deus está fazendo neste mundo em Sua longanimidade: “... senão que todos cheguem ao arrependimento”. Primeiro, na Sua força contra os inimigos: “... nenhum pereça”. Que vitória do Senhor para Seu povo! Rompeu com as expectativas de Satanás, da morte e do inferno ao assegurar que o destino dos salvos não é mais a fornalha eterna, mas sim a Nova Jerusalém. No meio dos atônitos e frustrados adversários o Senhor está chamando pecadores mediante o poder do evangelho, exibindo-lhes Sua bondade e abrindo-lhes os ouvidos para que eles ouçam Sua Palavra.
        Finalmente vemos a Soberana Vontade chamando pecadores ao lugar certo: “... ao arrependimento”. De que maneira? Primeiro, revelando pela Sua lei seus pecados, iniquidades e completa falácia diante da Justiça eterna. Jesus foi bem claro ao afirmar que veio chamar pecadores ao arrependimento. E é ali no lugar do arrependimento que o Senhor manifesta Seu Braço forte em salvar os perdidos; mostra Seu eterno amor e compaixão e salva com eterna e gloriosa redenção.
        Meu amigo aproveite a força da paciência de Deus. Ele está perto e pronto para salvar; Ele é o Deus dos contritos e quebrantados e está perto daqueles que de coração invocam o Seu Nome.

Nenhum comentário: