terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

TEMA: “O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (5)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ: “VINDE A MIM”, MOSTRANDO O QUE ELE É

Outra lição que aparece no texto é que Ele chama “vinde a mim” e não direciona o pecador noutra direção. Creio que é essa verdade é de imenso valor para a compreensão do evangelho bíblico, justamente porque a força humanista atual impele a multidão para que busquem recursos de Deus, num anseio pela prosperidade carnal e mundana. Os olhos dos homens são focados nas mãos de um Deus que eles acham que é obrigado a dar-lhes o que pedirem, porque foram persuadidos que a fé deles é poderosa.

Mas não deixemos ser levados pelo espírito ambicioso e avarento desta época tão perversa. Analisemos o texto, pois o Senhor diz: “Vinde a mim”. Veja como Ele é a Pessoa importante, por isso no livro de João Ele se apresenta como o “EU SOU”. O que temos que aprender com isso? Veja como a lei, os profetas e os apóstolos apontam sempre a Cristo. Até Deus o Pai e Deus, o Espírito apontam para o Filho. Veja como toda Escrituras faz com que tudo e todos no mundo e no universo se voltem para essa Pessoa. Toda criação se submete a Ele, vimos isso quando ele ordenou que o vento e as águas se aquietassem, e obedeceram imediatamente. Sua história não se resume ao seu nascimento, morte e ressurreição. Cristo é antes de tudo e agora e será para sempre. Todas as maravilhas vistas na nos milênios contados do histórico Velho Testamento referem-se a Ele. Após a criação vista em Gênesis 1, ao entrar no capítulo 2, Ele passa a ser chamado de “SENHOR DEUS”. Com esse nome no palco da história de Israel e do mundo eis a contínua presença do SENHOR DEUS.

Minhas palavras são tão pequenas e eu sei que não consigo descrever a glória do Filho de Deus, como deveria fazê-lo. Mas o pouco que dei é para que nossa atenção volte para o texto de Mateus 11, onde Ele diz: “Vinde a mim”. Vemos em João 6 como a multidão de judeus foi à busca Dele porque queria vê-lo multiplicando pães. No deserto, boa parte do povo queria que Ele abrisse uma mesa no deserto, enchendo-a de manjares e guloseimas que eles tiveram no Egito. Não havia naqueles orgulhosos nenhum prazer no maravilhoso, bondoso, glorioso, temível e misericordioso Deus de Israel.

Que lição prática podemos extrair disso? É que enquanto o homem não ver Cristo como plena suficiência para sua alma, o mundo será sempre como a Babilônia atrativa aos seus olhos; Ele será procurado para suprir seus interesses terrenos. Eles querem conforto, bens, saúde, paz com o pecado, felicidade mundana, amizades com os prazeres, religião da idolatria, etc. Eles não veem o problema do homem é o pecado e eles querem achar graça no pecado. Então quem se apresenta a eles é o cristo vindo do diabo – o espírito do anticristo.

Mas o que o Senhor fala? Ele diz: “Vinde a mim”. Por que? Primeiramente ele veio ao mundo para sanar, destruir de uma vez por todas a tirania do pecado. O Autor da criação já expôs as maravilhas da Sua bondade, ternura e suprimento em toda terra. Se não pode ver a glória Dele na criação, como verá sendo Ele a plena suficiência da alma infernizada pelo pecado?

Nenhum comentário: