quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (11)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6)

O EFEITO DA SALVAÇÃO: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”

Agora é o momento para analisarmos o efeito que a salvação gera na vida das almas bem-aventuradas pela graça que opera eterna redenção. Que trabalho perfeito desse evangelho de glória. Não podemos esquecer que em tudo Deus tem em vista a glória Dele e não um mero benefício aos homens. Não esqueçamos que a salvação bíblica é um acontecimento que vai infinitamente além da nossa compreensão e mesmos os que podem receber tais verdades estão apenas triscando nas maravilhas que Deus em Cristo preparou para o povo eleito.

Acrescento aqui, que ao tratar desse efeito da salvação, a bíblia vem rasgar todo esse ensino humanista de uma salvação barata e fácil, aliás tão propagada hoje e que nenhum efeito é visto de temor ao Senhor. Por que acontece isso? A razão é que, se não for mostrado o real significado da salvação bíblica, a fim de atingir os corações, então, o que teremos será maior prejuízo aos homens, porque ampliará ainda mais o orgulho do homem. Noutras palavras, se a salvação não redundar em temor ao Senhor, então é sinal que não houve salvação bíblica.

Outro detalhe para o qual devemos colocar nossos corações é o fato que é impossível fazer o homem ser o que Deus quer que ele seja, se não for pelo sobrenatural poder do evangelho. Por natureza o homem é ímpio e o termo “ímpio” descreve o que é o homem em relação a Deus – sem qualquer temor. O homem no pecado mostra o que ele é por natureza – um pecador. Isso significa que não há como remover a natureza, é simplesmente impossível. Não conseguimos tirar a natureza de um lobo e implantar nesse animal a natureza de um cordeiro. Lobo será sempre logo, bem como o cordeiro será sempre um cordeiro.

Veja bem que estamos lidando com impossibilidades, porque lidamos com a mensagem que vem da boca de Deus e não do homem, e conforme Isaías 55, as palavras quando saem da boca de Deus elas não voltam vazias. Para deixar ainda mais esclarecido esse assunto, devemos saber que quando tratamos do evangelho bíblico, lidamos com a vontade de Deus e não a vontade do homem. Cristo deixou bem claro esse fato, quando afirmou que veio fazer a vontade do Pai e que é a vontade Dele que está operando. Em João 5, no capítulo inteiro nosso Senhor mostra que Ele e o Pai estão no mundo em plena atuação, dando vida aos mortos.

Isso nos leva à compreensão da frase: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”. Procure e veja se há alguém que por natureza tem o temor do Senhor. Se houver é porque houve nele a poderosa atuação do Espírito de Deus. O evangelho não foi uma invenção de Deus que Ele passou para os pregadores, a fim de que eles façam tudo o que tiver ao alcance deles para ver se conquista pessoas para Cristo. Puro engano! Paulo afirma que o evangelho que ele pregava é o poder de Deus (“poder” do grego “dynamis”). Paulo sabia desse fato porque o evangelho que ele pregava fez em sua vida o trabalho que só a graça de Deus pode fazer.

Nenhum comentário: