sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (12)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6)

O EFEITO DA SALVAÇÃO: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”

Minha esperança é que essas verdades que tratam do efeito da salvação no viver possam tocar em nossos corações, pois sei que é, infelizmente um tema desconhecido em nossos dias. O que era comum antigamente, hoje é ignorado nos meios evangélicos. A razão disso é que durante muitos anos têm sido disseminado um evangelho mais centrado no homem do que nas atividades soberanamente gloriosas do Deus da bíblia. Mas, com nossas orações e com insistência na autêntica pregação certamente obteremos vitória em ver grandes e gloriosos resultados em nossos dias.

Entrando no assunto, posso assegurar que o temor ao Senhor é efeito da salvação, porque só a cruz pode gerar temor a Deus. Oras, já tenho falado tanto sobre a cruz, que parece que estou constantemente repetindo e sendo exaustivo às mentes. Mas posso assegurar que estou dando ênfase a um tema de axial importância para nossos dias, onde não presenciamos evidências claras de temor ao Senhor. O que vemos hoje é ativismo e não piedade evidente no viver. Mas eu posso assegurar aqui que a principal evidência de que alguém foi salvo é que ele passa a temer a Deus.

Vemos essa verdade no Antigo e no Novo Testamento, como por exemplo, Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, além do texto que estou expondo. O temor ao Senhor é visto não numa religiosidade fria ou mesmo num fervor carnal, mas sim na disposição de amar e obedecer a palavra de Deus. Israel, nos dias de Isaías parecia ser fervoroso e disposto a adorar a Deus, mas como vemos no capítulo 1 o Senhor desprezou toda aquela fachada religiosa, porque faltava conversão genuína.

Posso afirmar também que o temor do Senhor revela que houve arrependimento e conversão. Na bíblia sempre vemos Deus chamando os pecadores para que se arrependam e se convertam. É a mensagem vista em Isaías 55 e no Novo Testamento vemos João, Jesus e os apóstolos chamando todos a que abandonem seus maus caminhos e se convertam a Cristo. John M”Arthur, disse que arrependimento é pensar como Deus pensa. De fato, quando isso ocorre é porque a Palavra de Deus revolucionou todo pensamento do homem, causando grande impacto não só no pensamento, como também em todo modo de viver da pessoa.

O arrependimento sincero é tão impactante que faz a pessoa ver toda sua vida e como foi seu caminho tortuoso. O homem arrependido ver sua vida filmada por Deus e mostrada a Ele. É então que opera o que a bíblia chama de “conversão”. Arrependimento que não traz significa apenas uma reflexão momentânea. Às vezes o arrependimento ocorre rapidamente e noutras pessoas leva tempo, choro e tristeza. Uma nova criação significa que tudo se fez novo; que a vida foi ajustamento no caminho correto e na santa dependência de Deus. Aquele que furtava, não furta mais; o adúltero e fornicário passa a fugir da imoralidade, etc. Enfim todo viver doravante é pautado no andar com Deus.

Nenhum comentário: